Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Sessão da Câmara dos Vereadores - 29/07/2014

Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Palmas
29 de Julho de 2014

Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Damaso (PR), Etinho Nordeste (PROS), Folha (PTN), Iratã Abreu (PSD), Junior Geo (PROS), Juscelino Rodrigues (PTC), Lucio Campelo (PR), Marilon Barbosa (PSB), Major Negreiros (PP), Rogério Freitas (PMDB), Waldson Salazar (PT).

Vereadores Ausentes: Adão Índio (PSL), Cleiton Cardoso (PSL), Emerson Coimbra (PMDB), Joaquim Maia (PV), João Campos (PSC), Joel Borges (PMDB), Valdemar Junior (PSD).

O presidente da Câmara, Ver. Major Negreiros abre a presente sessão e pede para o primeiro secretário em exercício, Ver. Damaso, realizar a leitura do texto bíblico das matérias de expediente e apresentação de matérias. Logo depois o presidente passa para as discussões parlamentares.

Ver.  Iratã Abreu (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes e lembra os esforços canalizados aos projetos do executivo, que foram debatidos com o secretário Milton Neris na noite anterior. O nobre cita ainda o projeto de lei que visa à manutenção da tarifa atual do transporte público e qualifica tal atitude paliativa, pois não acredita no subsídio como saída para o problema, mas afirma reconhecer o esforço da gestão em manter o preço justo. Em contrapartida, Iratã Abreu expõe aos demais pares o seu descontentamento face à proposta do município em remanejar R$ 17 milhões de reais entre algumas unidades orçamentárias, pois segundo o parlamentar a forma como foi proposto deixaria áreas de extrema importância sem o devido cuidado financeiro, como a infraestrutura urbana, a implantação de agro indústrias, o desenvolvimento social e até a aquisição de equipamentos para a educação municipal. O vereador afirma ainda que houve falta de planejamento por parte do gestor, uma vez que o dinheiro remanejado será investido nas ações do próprio gabinete da gestão, por isso pede a retirada desse projeto da pauta, expondo a sua desconfiança com esse remanejamento em ano eleitoral.

Ver. Junior Geo (PROS): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e questiona o motivo de serem colocados em votação alguns projetos em sessão extra e não terem aguardado o inicio dos trabalhos da casa de leis que se iniciará na próxima semana. O nobre pede ainda que seja solicitada uma prestação de contas do gabinete do prefeito, pois teme as atividades a serem desenvolvidas em ano eleitoral. Junior Geo acrescenta que apesar de fazer parte do conselho de transito entende que este existiu apenas de forma fictícia, pois já estava tudo acertado pela gestão, e questiona a redução da carga tributária da empresa de transporte público da capital e a falta de estudos sobre a veracidade das planilhas enviadas pela empresa para a prestação de contas.

Ver. Folha (PTN): O vereador cumprimenta a todos os presentes e diz discordar com os questionamentos do par Junior Geo, e afirma que a participação da população é muito maior no conselho de transito e transportes do que da gestão em si.

Ver.  Rogério Freitas (PMDB) pede aparte: O vereador afirma que as falas que o antecederam foram equivocadas em alguns aspectos, pois o remanejamento é importante para a folha de pagamento e até para o planejamento dos jogos indígenas que não se pode abrir mão.

Ver. Folha (PTN): O vereador finaliza sua fala lembrando a importância desse investimento, que é mínimo por parte da prefeitura, para a realização dos jogos mundiais indígenas e expondo o prestígio deste evento que é inédito para a capital do Tocantins.

Ver.  Lucio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos e diz que não quer entrar em contradição indo contra o que foi votado por ele em dezembro, mas cobra maior clareza por parte da gestão no tocante ao destino desse remanejamento.  O nobre deixa claro que encara com naturalidade tal pedido da gestão, e quem responderá por isso será a própria gestão, cabendo a ele apenas fiscalizar o que será feito com esse investimento. O nobre finaliza afirmando que é favorável a manutenção da tarifa do transporte e que a desoneração veio a contribuir com a população.

O presidente passa para a deliberação da ordem do dia e posteriormente encerra a presente sessão.