Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - Dia 11/06/2013

Sessão Dia 11/03/2013

Vereadores Presentes: Vania do Aureny III (PTN), Valdemar Júnior (PSD), Negreiros (PP), Claudemir Portugal (PPS), Joaquim Maia(PV), Iratã Abreu (PSD), Pr. João Campos(PSC), Rogério Freitas(PMDB), Lucio Campelo(PR), Joel Borges(PMDB), Jucelino(PTC), Emerson Coimbra (PMDB), Gerson da Mil Coisas (PSL), Prof. Junior Geo(PSB), Waldson da Agesp (PT), Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR) .
Vereadores Ausentes: Etinho Nordeste (PPS), Marilon Barbosa (PSB)

Ver. Claudemir Portugal (PPS): Trouxe à tribuna um resumo de sua agenda.  Na Sexta-feira, dia 06, participou da conferência nacional do meio ambiente, onde outros vereadores também estiveram presentes, no auditório da UFT. A programação do evento foi durante todo o dia, na parte da manhã foram ministradas palestras sobre o meio ambiente e na parte da tarde, oficinas e discussões de temas relevantes a cidade. No Mesmo dia houve o evento no AMA, de lançamento do projeto ‘Palmas Olímpica’, da fundação de esportes. O projeto é de suma importância, para preparar os atletas para uma bolsa e para as olimpíadas. No Domingo, o vereador visitou a praia dos Buritis, e os comerciantes estão alegres  porque foi assinado a poucos dias a nossa solicitação para a infraestrutura da praia do Caju, só que eles estão preocupados em quando isso vai começar a ser executado, visto que no próximo mês é temporada de praia e os turistas vão visitar a praia do Caju. Na segunda-feira, estiveram presentes na audiência pública, que foi mediada pelo Ministério Público, estiveram presentes o pessoal dos quiosques, das barracas de praia, ambulantes, o secretário de transparência, entre outros.
Após a participação do vereador na Conferência do Meio Ambiente, ele esteve visitando o ecoponto da capital, e verificou a necessidade de um apoio do munícipio, que empreste um caminhão para auxiliar na coleta de pneus da cidade. Eles recolhem pneus de mais de 250 borracharias de Palmas.
Ver. Valdemar pede aparte: O vereador esclarece que essa questão do pneu é obrigação é do próprio fabricante do pneu, que o recolha. O município fez esse trabalho, preocupado com a dengue e o lixo, mas é necessário chamar a responsabilidade para os fabricantes.
Ver. Iratã Abreu: Falou de sua participação na Audiência Pública, na dependência do Ministério Público Estadual, onde estiveram presentes os donos de quiosques, ambulantes, entre outros. Ele começa lembrando os fatos, quando começou a discussão sobre os quiosques, foi veiculado na imprensa várias matérias que tiraram o sono daqueles cidadãos. ‘E na ocasião o prefeito, o secretário de desenvolvimento econômico, foram bem enfáticos em dizer que grande maioria dos quiosques estavam irregulares e que as permissões, seriam canceladas.’ ‘Acredito que todos nós contribuímos para esse debate aqui na câmara, então o ministério publico chamou para si a responsabilidade, atuando como mediador dessa questão.’  Já sobre a Audiência Pública, o vereador declara que  ‘A prefeitura de Palmas, chegou com uma proposta pronta para a questão dos quiosques. Uma audiência publica é para juntos chegarmos a um consenso, um entendimento. Secretário de transparência disse que todos que estavam ali estavam irregulares, que tinha que acabar com a política de dar e receber, que ninguém ali estava amparado pela lei e que ele enquanto secretário iria colocar ordem. Os trabalhadores ali, não são bandidos, é obvio que temos que avaliar cada caso, pois alguns deles, sabem que estão irregulares, e nem compareceram. Já outros estão regulares e querem se manter amparados pela lei,  que não pode acontecer é alguns pagarem pelo erro de outros. Eu deixei bem claro que não aprovo irregularidade. Falei para quem sabe que está irregular, procurar outro ponto da cidade para se instalar.’, diz. O vereador diz que chegou à audiência preocupado, mas saiu tranquilo, em saber que o Ministério Público iria mediar de forma justa e imparcial. Ele pediu que fosse feito uma moção de aplausos e congratulações ao procurador Marcelo Siqueira Filho. O que ele pede é que os empreendedores que possuem permissão, possam ter tempo para se programar, pois foi aberto uma licitação no ano passado e muitos deles se regularizaram. Mas houve outros que não se regularizaram no ano passado, esses sim, devem ser abertos processo licitatório. 
Ver. Joel borges pede aparte: O vereador falou que esse tema dos quiosques virou polêmica, o próprio prefeito disse que a intenção dele não era a de acabar com os quiosques, mas sim de regularizar. E essa decisão de entrar o ministério público para mediar a discussão é uma iniciativa da própria prefeitura para que esse processo seja feita de forma legal.
Ver. Major Negreiros:  ‘Observando a palavra do Iratã, deixa entender que todos os problemas da gestão atual só se resolvem com a entrada do nobre colega, parece que quando o colega entra na discussão tudo se resolve e não é assim. A entrada do Ministério Público, para resolver os problemas dos quiosques, foi uma solicitação da Prefeitura. Porque se tem um problema, assim como tem no Taquaruçu, eles devem ser resolvidos. Porque as concessões foram dadas por apadrinhamento político e acredito que com a entrada do Ministério Público isso vai mudar.’  O vereador cita um exemplo do Taquaruçu, onde existem dois quiosques, o qual um deles nunca foi aberto e o outro atende muito mal a população. Ele diz que aquele empreendedor que fez seus investimentos, esse vai continuar, mas aquele que ganhou o seu quiosque por apadrinhamento não vai permanecer.
O vereador diz que irá votar, mas acha desnecessário um pedido de congratulação ao ministério público, pois o procurador só está fazendo apenas o seu trabalho.
Em outro assunto, o vereador disse que ontem, dia 10, ele esteve em São Luís com prefeito Amastha,  e na próxima semana eles estarão indo a Teresina. O prefeito está com um projeto de unir os prefeitos dessas três cidades para que eles busquem alavancar as três capitais, na área da cultura, turismo, economia, entre outras áreas. Eles estão com uma parceria com o Deputado Cesar Halum, onde eles vão unir a bancada dos três estados para captar mais recursos para a região norte e nordeste que é tão esquecida pelo governo federal.
O vereador parabeniza o Secretário Marcilio e a prefeitura, pela limpeza de qualidade que está sendo feita na capital, pois há muito tempo não era feita uma limpeza dessa forma na cidade.
Ver. Vânia Aureny III:  A vereadora começa dizendo que também esteve no lançamento do projeto ‘Palmas Olímpica’, ela reforça que  dá total apoio e agradece, como moradora da capital, pelo projeto.
Ela requer que os vereadores aprovem, em regime de urgência, uma solução que ela traz para regularizar os empreendedores e ambulantes, ela propõe a construção de um mercado livre 24hs, que abriguem todos eles em um só local, assim como já existe em outras cidades brasileiras. Ela explana um pouco sobre seus requerimentos da ordem do dia, a instalação de um Semáforo em frente ao colégio militar, no cento na Avenida LO4, e um plano de saúde para os garis.
Ver. Lucio Campelo: Pede e Solicita atenção especial, a um requerimento em caráter de urgência, um pedido ao  senhor Marcelo, Juiz da 20° zona eleitoral, solicitando que a justiça eleitoral solicite ao TRE do Tocantins, para que realize o exame biométrico nas regiões mais afastadas de Palmas. Que esse serviço se estenda aos setores rurais e regiões mais afastadas. Visto a dificuldade dos cidadãos em se locomover até o centro para realizar o exame, comprometendo boa parte do eleitorado. 
Ele pede, também,  por um requerimento solicitando o recapeamento asfáltico em frente ao Dona Regina.
O vereador manifesta sua preocupação, dizendo que a capital não tem o serviço publico de sepultamento. Ele cobra do prefeito, do secretário Marcilio e da secretária de ação social esse serviço, de usar o cemitério público independe de ser rico ou pobre, pois o cidadão que faz opção pelo cemitério público não pode ter o pedido negado.
Ver. Rogério pede aparte: O vereador diz que a cobrança é pertinente e legal, e que não se pode mensurar nos direitos pela condição social de cada um. Mas que ele só vai se manifestar após a palavra da secretária.
Ver. Lucio Campelo: Após a fala de Rogério, ele mostra o documento encaminhando pelo gerente da secretaria, dizendo que os serviços estão suspensos no Jardim da Paz. E encerra sua fala.
Ver. Professor Junior Geo: Faz um convite aos vereadores, sobre um seminário que vai acontecer dia 21 de junho no auditório da faculdade objetivo, ‘Patrimônio Cultural de Palmas’, seminário que manifesta a preocupação com a questão cultural de Palmas.
Ele diz que muito o preocupa, alguns discursos realizados na tribuna, defendendo determinadas categorias da cidade. O vereador ressalta que é frequentador de quiosques, e que se preocupa com esse problema, mas que a solução não será dada por nenhum vereador. A responsabilidade não é de um ou de outro, para isso terá agora a presença do ministério público para que casa caso seja analisado separadamente. ‘Se existem regras para concessão, ampliação e regularização do quiosque, essas regras devem ser obedecidas. Nós moramos em uma cidade que deveria ser planejada.’
Ver. Joaquim Maia: ‘Gostaria de fazer algumas complementações com relação a audiência publica, a respeito dos quiosques. Primeiro lugar, parabenizar o procurador pela sua participação, que viu a necessidade de intervir nas discussões e atuar como mediador.’ ‘Na audiência, nenhum empreendedor quer ficar a margem da lei, querem buscar a condição de se estabelecer com segurança. O que tivemos foi exatamente o inicio de uma caminhada que vai nos levar a uma maneira mais igualitária. Mas, as pessoas por parte do governo, colocou como imposição, não como diálogo, como se o problema já tivesse solução estabelecida.’
Ver. Damaso pede aparte: O vereador fala que esse episodio dos quiosques, a intervenção do ministério público,  partiu do executivo.
Ver. Joel pede aparte: ‘Essa é uma luta de todos nós, todos estão engajados. Todas as vezes que levei esse assunto para o secretário Borges, em nenhum momento tive uma posição contrária a tentar resolver a situação.’
Ver.  Joaquim Maia: ‘tenho certeza que com diálogo e conversa resolveremos a situação.’ Finaliza sua fala.
Ver. Valdemar Júnior: ‘ Eu quero Parabenizar o poder público municipal, por estar preocupado com ordenamento do nosso município, e é isso que faz com que o povo busque a civilização e o progresso. Estava ontem em uma reunião pública, onde foram tratados alguns assuntos, e vale fazer um retrocesso de como foram feitos essas permissões para quiosques neste município. Sabemos que não havia critério, o critério é era o governo político. Quantas pessoas nós conhecemos, que ganharam por ter alguma amizade, com alguma pessoa do poder público. Cada governo tem seu jeito de governar.’ ‘Quero sugerir aqui ao parlamento, uma moção de aplausos e um voto de congratulação ao prefeito Amastha, por legalizar as concessões dadas pelo o nosso município.’
Ver. Vania pede aparte:  A vereadora diz que esteve conversando com o prefeito sobre a briga dos quiosques, e a intenção do prefeito é de jamais prejudicar o pequeno empreendedor. O prefeito está de acordo a apoiar desde que esteja de acordo com a legalidade.
Ver. Joel: Em resposta ao vereador Lucio Campelo diz que o recapeamento asfáltico não foi feito pela gestão asfáltica e essas questões já estão sendo observadas pelo secretário Marcílio e por essa gestão.
Ver. Valdemar: Outro assunto: ‘Enterros sociais em Palmas, aquilo que é publico é de todo mundo, mas é claro que não vamos tirar a chance de uma pessoal mais humilde para colocar uma pessoa que possui condição.’ Discute sobre isso e encerra sua fala.


Requerimentos Aprovados:

1.1 – PROCESSO Nº. 028/2013 PROJETO DE LEI Nº 13, DE 14.03.2013
AUTORIA: Ver. Cleiton Cardoso
ASSUNTO: Dispõe sobre a obrigatoriedade do proprietário de bares e congêneres afixar cartazes de conscientização da proibição da direção alcoolizada, no Município de Palmas.
PARECERES: Favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Políticas Públicas Sociais.
 Vereadores que Votaram a favor: Gerson, Pr. João Campos, Claudemir Portugal, Joaquim Maia, Vânia do Aureny III, Joel Borges.
1.2 – PROCESSO Nº. 046/2013 PROJETO DE LEI Nº 20, DE 18.04.2013
AUTORIA: Ver. Damaso
ASSUNTO: Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Beneficente Mefibosete – ABEM-TO.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
 Vereadores que Votaram a favor: Waldson da Agesp, Pr. João Campos, Claudemir Portugal, Vânia do Aureny III, Jucelino.
1.3 – PROCESSO Nº. 055/2013 PROJETO DE LEI Nº 25, DE 25.04.2013
AUTORIA: Ver. Iratã Abreu
ASSUNTO: Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Educacional e Profissionalizante Pérola Tocantins.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
 Vereadores que Votaram a favor:  Gerson.
MATÉRIAS EM TURNO ÚNICO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.4 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Claudemir Portugal
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1348/13 – a ampliação da área da horta comunitária da APM 09, entre as Ruas 18 e 20 no Jardim Aureny III.
1349/13 – um redutor de velocidade na TO 050, próximo à entrada do Setor Sônia Regina.
 Subscreveram: Vânia, Jucelino e Pr. João.
1.5 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Cleiton Cardoso
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1425/13 – a transformação da Unidade de Saúde da Família de Taquaruçu, em um Centro de Especialidades Médicas.
Subscreveram: Major Negreiros.
 1.6 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Emerson Coimbra
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1477/13 – a colocação de bueiros, cascalhamento e patrolamento da Avenida NS-01 atrás do DETRAN;
1478/13 – serviço de roçagem e limpeza na Quadra 603 Norte;
1479/13 – a abertura, cascalhamento e patrolamento da Avenida NS-05, que dá acesso a Teotônio Segurado Norte;
1480/13 – a urbanização das rotatórias das Avenidas LO-14 e LO-05;
1481/13 – serviço de limpeza da Quadra 503 Norte.
 Subscreveram: Major Negreiros

1.7 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Damaso
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1446/13 – a construção de um restaurante comunitário no Jardim Aureny III;
1447/13 – a construção de um restaurante comunitário no Setor Ecoindustrial.
 Subscreveram: Jucelino, Pr. João Campos, Joel Borges, Joaquim Maia, Cleiton Cardoso, Negreiros, Waldson, Vania.

1.8 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Gerson da Mil Coisas.
REQUER ao Poder Executivo Municipal
1383/13 – a manutenção de faixa de pedestre da Alameda 08 Quadra 407 N frente a Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão;
1384/13 – a implantação de redutor de velocidade na Rua 21, QI 20 da Quadra 305 Norte.
 1.09 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Iratã Abreu
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1362/13 – a construção de uma praça dotada de academia a céu aberto na Quadra 607 Norte;
1364/13 – a construção de uma Praça na APM 05, do Setor Taquaralto 6º Etapa, Setor Santa Fé;
1365/13 – o patrolamento e cascalhamento da Rua Floresta ao lado do Ginásio Ayrton Senna, situada no Jardim Aureny II;
1368/13 – o patrolamento e cascalhamento da Rua 26, QD. 29, situada no Jardim Aureny III;
1397/13 – a instalação de um Centro de Referencia em Oftalmologia (CEROP), no Distrito de Taquaruçu.

1.10 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Joel Borges
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1277/13 – a redistribuição gratificada de acordo com a formação e destinação de pessoal que seja concursado em outras áreas, para suprir a demanda de profissionais existentes na rede Municipal de Saúde;
1406/13 – o aperfeiçoamento de trilhas-guiadas por atrativos no meio ambiente turístico natural de Taquaruçu;
1407/13 – a implantação de coleta seletiva de lixo no Distrito de Taquaruçu;
1408/13 – a revitalização da sinalização de trânsito em Taquaruçu.
Subscreveram: Claudemir Portugal, Pr. João Campos, Negreiros, Jucelino e Vânia.

1.11 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Joaquim Maia
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1476/13 – que envie a esta Casa de Leis, Projeto de Lei que, “Institui o Programa Selo Verde Automotivo”.
 Subscreveram: Pr. João, Negreiros, Claudemir, Lucio Campelo, Iratã, Vânia, Valdemar e Joel Borges.
1.12 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Jucelino Rodrigues
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
979/13 – a duplicação da pista que dá acesso ao Setor Maria Rosa, e a instalação de uma rotatória na entrada do referido setor;
999/13 – a regularização dos barraqueiros das Praias da Capital;
1086/13 – o aumento ostensivo de rondas policial no Setor Sol Nascente;
1137/13 – providências para que seja disponibilizada a venda dos imóveis localizados nas ACNEs, aos fundos da Avenida JK, bem como na Avenida Palmas Brasil e demais lotes vicinais das seguintes Quadras: 806 Sul e 906 Sul;
1142/13 – a instalação de rede de esgoto no Distrito de Taquaruçu.
 Subscreveram: Waldson, Pr. João Campos, Cleiton, Joaquim, Vânia e Negreiros.
1.13 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Lúcio Campelo
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1340/13 – a iluminação da faixa de pedestre na TO 050, altura da Loja Fabiano Parafusos;
1341/13 – a conclusão do Posto de Saúde no Setor Santa Fé;
1386/13 – a regulamentação e a implantação de calçada no perímetro compreendido entre a Praça Joaquim Maracaipe e a Praça Tarcisio Machado da Fonseca na Avenida Belo Horizonte, no Distrito de Taquaruçu;
1389/13 – o patrolamento nas estradas do Assentamento São João no Distrito de Taquaraçu;
1391/13 – a demarcação das faixas de preservação das margens do Ribeirão Taquaruçuzinho e Córrego Sumidouro no perímetro urbano de Taquaruçu.
Subscreveram: Major Negreiros (1386 e 1391).
1.14 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Major Negreiros
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1438/13 – o rebaixamento de Guia ou calçada junto às faixas de travessia de pedestres na Avenida Teotônio Segurado.
 REQUER ao Secretario de Infraestrutura e Serviços Públicos:
1439/13 – a regularização da coleta de lixo na Quadra 604 Norte.
 Subscreveram: Pr. João, Joel e Vânia.
1.15 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Pastor João Campos
REQUER ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos:
1343/13 – a construção de um poço artesiano para os moradores do Jaú II;
REQUER a Mesa Diretora:
896/13 – que crie e implante o portal online de transparência da Câmara Municipal de Palmas.
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1405/13 – a instalação de uma barreira metálica na última curva na descida da serra, no sentido Buritirana a Taquaruçu.
 Subscreveram: Negreiros, Joel e Jucelino.
1.17 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Professor Júnior Geo
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1452/13 – a construção de uma quadra poliesportiva  e de uma pista de Cooper na praça da Quadra 1306 Sul.
 1.20 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Verª. Vânia da Aureny III
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1353//13 – um estudo de viabilidade para o Plano de Saúde para os trabalhadores de limpeza urbana (Garis) em virtude da necessidade que estes exercem em suas funções no Município de Palmas/TO;
1441/13 – a instalação de um semáforo em frente ao Colégio Militar de Palmas, na Av. LO 04;
1442/13 – a construção de um mercado público com divisões em Box, como ponto comercial, no Jardim Aureny III.
Subscreveram: Jucelino, Pr. João Campos e Claudemir.




Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos