Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Audiência Pública sobre o transporte coletivo de Palmas - 04/07/2013

Audiência Pública do Transporte Coletivo
- 04/07/2013 –

A audiência foi feita com o objetivo de discutir com os municípios e o governo a possibilidade de redução da tarifa do transporte coletivo. A audiência foi proposta pelo Deputado Marcelo Lelis (PV), que dirigiu toda a discussão, e convidou para compor mesa o Deputado Sargento Aragão (PPS), Senador Ataídes (PSDB-TO), secretário da fazenda, Marcelo Olímpio, secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, Luana Ribeiro (PR) e Major Negreiros (PP). Na reunião estavam presentes vereadores municipais, Deputados Estaduais, Reitor da Universidade Federal do Tocantins, Secretários Municipais e Estaduais, Presidentes de sindicatos, representantes de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional e outras autoridades.
Deputado Marcelo Lelis (PV): ‘ A nossa intenção é essa estudar a possibilidade da redução da tarifa do transporte coletivo. Nós, que propomos esse requerimento, que foi subscrito por vários deputados, entendemos que essa comissão de defesa do consumidor, de serviços públicos, é um ambiente propício para debater essas questões que envolvem todas as esferas do poder público, federal, estadual e municipal.’ ‘Das 27 capitais brasileiras, 14 já reduziram a tarifa, Manaus já reduziu duas vezes. A Presidente da República, anunciou uma desoneração fiscal dos impostos federais, onde permitiu que os prefeitos reduzissem 7.23% da tarifa.’ O deputado leu um projeto apresentado pelo Senador, que apresentava soluções para a redução tarifária.  Nesse projeto, que foi aprovado no Senado Federal, há uma série de obrigações que devem ser atendidas por quem for aderir.
Deputado Wanderley Barbosa (PSB): ‘Estamos vendo que o interesse nessa audiência é gigantesco, os estudantes, a classe estudantil está aí nos corredores. É importante que a outra audiência (que estava acontecendo no mesmo prédio) venha para cá, que é de menor interesse social, e que nós fossemos para um lugar que acomodasse todas as pessoas.’
Secretário Municipal de Governo, Tiago Andrino: Audiência pública para nós é importante, é muito clara, o prefeito Amastha fez questão de estar presente e trazer sua equipe, num momento em que o Brasil vive, qualquer chamado de audiência pública é importante, então nós não iríamos faltar. Mas observamos que na composição dessa audiência, o deputado Wanderlei Barbosa foi muito oportuno, pois quando o estado abrange muitos municípios, seria importante, que estivessem presentes cidades importantes como Araguaína, que também tem transporte urbano, que no primeiro momento não teria sido convocada, pois o requerimento não trata de Araguaína e Gurupi, que também, poderia participar desta discussão de abrangência estadual, fica registrado essa importância. No primeiro momento, cabe falar do momento que estamos vivendo, onde não haveria uma audiência publica sobre este tema, se não houvesse tantas manifestações populares. Eu mesmo, conheci o prefeito Amastha em protesto, quando fui preso por formação de quadrilha, lutando para abaixar a tarifa de ônibus. O Brasil ganhou a agenda nacional, e concordo com que o deputado falou no projeto que foi lido, onde ele dizia que o transporte público é uma caixa preta, com o controle total público, envolvimento direto das empresas em campanhas políticas, levando os públicos eleitorais da cidade, e ano a ano, explorando algo que hoje não é mais para ser explorado, o transporte é o pulmão da cidade. Na eleição, havia um consenso, todos os candidatos concordaram que o transporte era algo que deveria mudar em qualidade, transparência e tarifa. E um transporte que não tem qualidade e nem transparência, tem que ser questionado. E nós, nos comprometemos com este compromisso. Eu tive um compromisso com o prefeito da quebra do monopólio, não firmamos compromisso politico antecipados com ninguém, isso é prova, e todos viram. E logo no inicio da gestão, montamos uma equipe, com o presidente do IPUP, que era presidente do IPUC em Curitiba, e que veio com a missão de transformar o transporte coletivo na sua espinha dorsal. Não só a questão tarifária, mudar tudo! Nós conseguimos aprovar um projeto com a presidente Dilma, de 240 milhões de reais, antes de acontecer as manifestações. Quebramos outro paradigma, antes havia confusão do que o poder publico e o Toninho fazia. Hoje, isso é claro: o que é de infraestrutura é do município, transporte é outra coisa e a gente faz questão de separar. Já fizemos também um estudo jurídico para questionar aquilo que nós chamamos de oligopólio, quando uma família detém uma parte do governo, sob uma concessão que é publica, fazendo com que a concorrência seja desleal. E nós já cumprimos com um dos principais compromissos de transparência, que é a quebra do monopólio. Agora podemos receber uma concorrência livre, dentro dos padrões que nós queremos: ônibus com ar condicionado, no máximo 5 anos de idade para os ônibus e acessibilidade, um transporte digno, como qualquer capital moderna. E isso é para agora, é projeto nosso, já está aprovado e é dinheiro da união da presidência da república. Pontos climatizados, o eixo estará feito. Sobre a tarifa, a tarifa de Palmas, o ultimo aumento foi em 2011 pelo prefeito Raul Filho, colocando na composição da tarifa o valor de R$2,50, em 2013 a data base dos trabalhadores é em Maio, todo mês de Maio os trabalhadores pedem o aumento do seu salário. Em Maio desse ano, os trabalhadores pediram aumento, e o Toninho da Miracema, pediu um aumento grande, pois ele dizia que tinha um déficit de dois anos. O prefeito Amastha barrou o aumentou, a presidente Dilma não tirou o PIS/CONFINS no meio da manifestação, foi um pouco antes, foi no início do debate, não foi para salvar as manifestações. Mas, foi oportuno, e nós tivemos nessa desoneração fiscal R$0,10 centavos de desconto. O que acontece é que em todas as capitais houve o aumento. Nós não precisamos abaixar o valor da tarifa, porque nós não aumentamos. A saída de Palmas, pode servir para as demais cidades, nós formamos um conselho onde a sociedade é maioria absoluta. Quem define a tarifa é a sociedade. E respondendo a pergunta, dá sim para abaixar a tarifa, se a sociedade definir que é prioridade, é isso que vamos fazer.’
Secretário Cristian: Enfatizou algumas questões, entre elas que o transporte de Palmas sempre foi tratado como uma gerencia e só agora está sendo tratado com a importância de uma secretaria. ‘O prefeito Amastha, quando criou essa secretaria, ele criou justamente para que chegasse a esse momento agora. Muito antes de manifestação popular, o prefeito trouxe para Palmas pessoas competentes em transporte. Isso já estava sendo feito desde dezembro, e isso nos permitiu a ser os primeiros a entregarem esse projeto da mobilidade, os demais que apresentaram, estavam muito focados na copa do mundo, como nossa cidade não tem nada a ver com a copa, estávamos adiantados. É importante dizer, o primeiro contato da população com o poder publico, com o município e estado, é o transporte público, então ele já entra enfrentando o problema. Para conseguir uma transparência na questão do transporte, o prefeito criou uma lei onde forma um conselho de transito, transporte e mobilidade, vendo a necessidade de dar uma transparência e criar uma situação de melhorar o transporte, nesse projeto de lei foram incluídos 28 membros mais o membro nato que seria o secretário de Mobilidade e Transporte. Sendo que um dos membros é o ministério público, para dar a devida transparência.’
Secretário Tiago pede aparte: ‘É possível reduzir a tarifa do transporte coletivo, se o conselho definir.’
Secretário Adir: É possível reduzir, com a ajuda da Assembléia, se mobilizando em favor da sociedade, e com a ajuda do governo do estado, garantindo a redução do ICMS do óleo disel, que é mais uma porcentagem que poderá reduzir cerca de R$0,08 centavos na tarifa. O que a prefeitura pode abaixar é o ISS desde que se prove da onde virá o recurso, pois toda vez que se abdica de um imposto, tem que se comprovar o que vai suprir o imposto.
Secretário Estadual da Fazenda, Marcelo Olímpio  –  O secretário falou que o governo quer trabalhar, mas a prefeitura tem que estar disposta a reduzir os ISS. O governo quer colaborar, mas que o esforço seja única e exclusivamente para a redução da tarifa e não para compensar o erro na planilha de custo. ‘Temos que criar mecanismos que compensem a perca de receita, pela lei de responsabilidade fiscal. O estado está disposto a ajudar na redução da tarifa, mas não tem como compensar junto a união.’
Vereador Presidente da Câmara Major Negreiros (PP):  Disse que é importante esta audiência, mas que o resultado dela a população espera daqui a 15 a 20 dias. ‘Queremos ver se o governo estadual realmente vai abaixar o imposto.’ O Vereador enfatizou que o Transporte não se resume a redução da taxa, se resume a qualidade, aumento das vias, climatização, etc.
Deputado Sargento Aragão (PPS): ‘Isso aqui é um clamor das ruas, essa audiência está acontecendo porque estamos ouvindo as ruas. Se não abaixar a tarifa, uma hora vai reduzir, porque o povo vai pra rua.’ O deputado leu o artigo 11 da constituição e explicou. Ele disse que a tarifa é cara para a cidade de Palmas.
Deputado Wanderley Barbosa(PEN): ‘O povo não foi as ruas para que esse assunto fosse politizado, este é um assunto de total interesse da comunidade. Não podemos de forma alguma pressionar os secretários aqui presentes, temos que junto com eles buscar um mecanismo para solucionar e reduzir a tarifa. Primeira coisa é discutir com o conselho que temos, depois temos que discutir com a empresa de transporte que tem gastos, as coisas não podem ser radicais, sem nenhuma discussão. Eu quero dizer que, quando vossa excelência apresentou o requerimento, me causou estranheza, por ser específico para Palmas. Esse não é um espaço para resolver os problemas políticos das eleições passadas. Nós temos que ver as questões de todas as cidades que possuem transporte coletivo desse estado. Mas não deu tempo, porque foi feito essa semana e antes foi feito de forma muito subliminar, onde não deu abertura para Araguaína, que já baixou a tarifa, que serviria de exemplo para nós, dos instrumentos que eles usaram. Quero parabenizar o prefeito dessa cidade, porque em nenhum momento falou em aumentar a passagem, o único discurso que vimos dele foi em quebrar o monopólio. Esse é um assunto que vamos ter discutir de forma mais aprofundada.’
Vereador de Palmas Iratã Abreu(PSD):  O vereador manifestou o seu desejo que a gestão apresentasse números concretos na audiência. O vereador apresentou uma conta, feito pela sua equipe, dizendo que se a gestão abaixasse R$0.10 centavos da tarifa, o que isso custaria para gestão. ‘Para reduzir a tarifa em R$0.10 centavos, isso custaria para gestão 1 milhão e 800 mil reais, se nós apenas isentarmos o ISS do que se paga pelas empresas, já isentaria 1 milhão e trezentos e cinquenta mil, ou seja, teríamos que arcar com 500 mil reais. É possível reduzir sim a tarifa do transporte coletivo. Para conceder passe livre aos estudantes, eu acredito que seja possível, pois isso seria 13 milhões de custo, é possível sim. ’
Deputada Luana Ribeiro(PR): Apresentou um requerimento que será votado na próxima reunião, que solicita um ‘conselho de transporte público de passageiros’  e falou sobe a importância da redução do transporte coletivo.
Outras pessoas falaram, entre elas Vereador de Porto Nacional, o Vereador Valdemar Junior,  Professor Viana, e o Reitor da Universidade Federal do Tocantins.
Foi aberto ao público presente, para debater e questionar as autoridades e ao término da sessão, os cidadãos presentes apresentaram a pauta de reivindicações que continham alguns requerimentos à gestão como o fim da caixa Preta, transparência e qualidade no Transporte, redução da tarifa, rompimento do monopólio, passe livre estudantil, entre outros.

O Acordo na Audiência Pública, foi que na primeira semana de Agosto, a prefeitura realizará uma nova audiência que discutirá o assunto mais afundo e a prefeitura apresentará projetos e soluções para o transporte coletivo de Palmas.