Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sessão da Câmara dos Vereadores - 30/10/2014

Sessão da Câmara Municipal de Palmas
30 de Outubro de 2014

Vereadores presentes: Claudemir Portugal (PPS), Etinho Nordeste (PROS), João Campos (PSC), Junior Geo (PROS), Juscelino Rodrigues (PTC), Milton Neris (PR), Emerson Coimbra (PMDB), Joaquim Maia (PV), Lucio Campelo (PR), Waldson Salazar (PT), Marilon Barbosa (PSD).


Vereadores ausentes: Major Negreiros (PP), Rogério Freitas (PMDB), Valdemar Junior (PSD), Folha (PTN), Iratã Abreu (PSD), Irmão Jairo (PSL),  Joel Borges (PMDB), Adão Índio (PSL).


O Primeiro Secretário da Câmara Ver. Joaquim Maia abre a presente sessão realizando a leitura do texto bíblico. Logo em seguida pede para que o Segundo Secretário, em exercício Ver. Claudemir Portugal leia os memorandos de retorno do Ver. Cleiton Cardoso e de justificativa de falta do Ver. Major Negreiro, Ver. Rogerio Freitas e do Ver. Valdemar Junior.  Logo em seguida o Primeiro Secretário Ver. Joaquim Maia passa para a apresentação de matérias e em seguida para as discussões parlamentares.

Ver. Lucio Campelo (PR): O vereador cumprimentou a todos e lembra o problema que existe no setor Taquari, na quadra T30, CONJS 24 e 25. Onde parte desses conjuntos está fora da estrutura de infraestrutura colocada no setor, pois, são conjuntos que foram ocupados irregularmente, mas, hoje já possuem moradia.  E que no período eleitoral teve a ocupação de um terreno na avenida principal do Taquari, onde hoje está regularizado e os conjuntos 24 e 25 que são mais antigos ainda continuam irregulares. O vereador falou também sobre a futura relação do Prefeito Amastha com o Governador Marcelo Miranda eleito no ultimo dia 5.

O Primeiro Secretário Ver. Joaquim Maia solicitou ao Ver. Lucio Campelo que assumisse a presidência para que ele pudesse fazer o uso da palavra.

Ver. Joaquim Maia: O vereador cumprimentou a todos e falou sobre a sua insatisfação com o que está ocorrendo com alguns professores, que estão contratados pelo município e não recebem o salário a mais de três meses. 

O Vereador Lucio Campelo pede que o Ver. Joaquim Maia o conceda a palavra.

Ver. Lucio Campelo: Agradece ao Ver. Joaquim Maia pelo a parte, e diz que concorda com a linha de raciocínio traçada pelo vereador. Porém, o que lhe preocupa é que o transtorno que é causado ele não pode ser reparado e que esse problema seja resolvido até o natal. E que no próximo ano e no próximo orçamento eles façam com que a prefeitura mude a forma dos contratos.

Ver. Joaquim Maia: Espera que o Ministério Público Estadual os auxilie através da solicitação encaminhada hoje ao ministério, e que consigam ao final do mês ter um resultado satisfatório.

Ver. Lucio Campelo passa a presidência ao Ver. Joaquim Maia

Ver. Junior Geo: O vereador cumprimentou a todos e falou também sobre o problema com o salário dos professores. Lembrou que no primeiro semestre de dois mil e quatorze, mil cento e cinquenta e dois professores ficaram sem receber e que agora, no segundo semestre, são mais de quinhentos professores na mesma situação. O vereador falou ainda sobre o fato em que o atual gestor da capital começou o ano passado doando o seu salário e que atualmente ele não faz isso por proibição da justiça e que o salário do mesmo esta preso em função de uma causa trabalhista, falou sobre a mudança deste gestor para o setor Taquari e que a falta de respeito com a população é a cara da atual gestão.

O Ver. Joaquim Maia concede a palavra ao Ver. Milton Neris

Ver. Milton Neris (PR): O vereador cumprimentou a todos e falou que sabe que a gestão tem muito que corrigir e que não concorda com a contratação que leva tanto tempo para ser firmada. Mas sabe que os gestores tem uma burocracia ao qual eles têm que passar para a aquisição desses contratos e que infelizmente na prefeitura não se faz um contrato com o mesmo ritmo em que se faz uma nomeação, e esse não é um problema só dessa gestão. A diferença, é que essa gestão ao contrario de muitas outras, priorizou o concurso público. O vereador falou ainda sobre os cemitérios que com a aproximação do dia dos finados, receberam a população que irá visitar seus entes queridos. Relatou sobre a situação do cemitério São Miguel que foi impedido de fazer sepultamento, mas que possui quase dois mil corpos sepultados que precisam de uma solução em relação ao lençol freático e falou sobre o atual cemitério que precisa ter a área expandida. Agradeceu ao Secretário Marcilio pelo começo da intervenção no centro de Taquaralto e elogio a gestão do Prefeito Amastha.


Não havendo mais vereadores inscritos para as discussões parlamentares, nem quórum para
a deliberação da ordem do dia, o presidente encerra a presente sessão convocando outra  para dia e hora regimentar.