Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Sessão da Câmara Municipal de Palmas 15/10/2014

Sessão da Câmara Municipal de Palmas
15 de Outubro de 2014

Vereadores presentes: Adão Índio (PSL), Claudemir Portugal (PPS), Etinho Nordeste (PROS), Folha (PTN), Irmão Jairo (PSL), Junior Geo (PROS), Lucio Campelo (PR), Major Negreiros (PP), Marilon Barbosa (PSD), Milton Neris (PR), Waldson Salazar (PT).

Vereadores ausentes: Emerson Coimbra (PMDB), Iratã Abreu (PSD), Joaquim Maia (PV), Joel Borges (PMDB), João Campos (PSC), Jucelino Rodrigues (PTC), Rogério Freitas (PMDB), Valdemar Junior (PSD).

O presidente da Câmara Ver. Major Negreiros abre a sessão pedindo para que o primeiro secretário o Ver. Claudemir Portugal realize a leitura do texto bíblico. Logo após o presidente passa para as discussões parlamentares. 

Ver. Júnior Geo (PROS): O vereador cumprimenta a mesa parlamentar, a imprensa e lembra que hoje é dia do professor, dia de grande importância para a sociedade por uma série de fatores. Afirma que no período eleitoral vários candidatos colocaram como propostas de suas campanhas o tripé saúde, educação e segurança pública. O parlamentar concorda que todos esses pilares são importantes, mas destaca a educação frisando que quando o governo qualifica a população a criminalidade é reduzida.  O nobre avisa da necessidade real de valorização do educador não somente na questão salarial, mas também nas condições de trabalho, como o caso das salas de aula do município que não possuem ar condicionado. O parlamentar aborda a necessidade da valorização salarial do professor e compara com o valor pago a um cabo da policia militar, onde o professor que conclui um mestrado, um doutorado é aumentado em seu salário trezentos reais. O vereador finaliza lamentando que nos dia dos professores não há nada a ser comemorado.

Etinho Nordeste (PROS) pede aparte: Parabeniza todos os professores e afirma que a educação não é valorizada no Estado. Ratifica que os professores devem olhar com bons olhos os parlamentares que lutam pela causa destes na assembleia, na câmera e no senado.

Ver. Junior Geo (PROS): O parlamentar lembra que existem vários professores do município que continuam sem receber e cobra providencias.

Ver. Major Negreiros (PP) pede aparte: O vereador mostra sua indignação com a população do Estado que não elegeu o vereador Júnior Geo como Deputado Estadual e lembra que dessa forma os professores estão sem um representante na assembleia, da mesma forma que a polícia militar também não elegeu um deputado para estar defendendo os interesses dos militares e finaliza afirmando que os tocantinenses estão satisfeitos com os deputados que estão trabalhando, pois a grande parte foram reeleitos. 

Ver. Lucio Campelo (PR) pede aparte: Felicita os professores de Palmas e do Tocantins e destaca que a política de educação tem avançado, mas, não vem atendendo a demanda e nem a necessidade da população.

Ver. Claudemir Portugal (PPS): Lembra que o professor é o único profissional que forma todos os outros e deixa aos parlamentares o convite para participarem do Fórum Mundial da Educação, que acontecerá em maio do próximo ano, o intuito desse evento é tornar a educação do município cada vez melhor.

Ver. Júnior Geo (PROS): O vereador frisa que o professor tem uma profissão que existem muitos casos de afastamento depressão, onde o educador precisa fazer o trabalho de psicólogos, país e ele não são preparados e nem remunerado para isso.

Ver. Milton Neris (PR): Cumprimenta a todos e fala que recebeu em seu gabinete os responsáveis dos correios que trouxeram questões sobre o endereçamento de Palmas e lembra que essa questão precisa ser resolvida, a cidade não pode aos seus vinte e cinco anos ter dois endereços. O parlamentar afirma que foi feito o encaminhamento para criar uma comissão, juntamente com os correios, cartórios, para que posteriormente seja feita uma audiência pública para que esse assunto seja discutido.

Ver. Lucio Campelo (PR) pede aparte: O nobre fala a respeito da nova nomenclatura dos endereços de foi dada a Palmas foi boa, mas, lembra que essa situação não esta regular no cartório e questiona com quem ficará esse prejuízo.

Ver. Milton Neris (PR): Afirma que essa é uma decisão que não deve ser tomada apenas pela câmara de vereadores e sim pela população.

Ver. Júnior Geo (PROS) pede aparte: O parlamentar adverte que quanto maior for o tempo em que a cidade tiver dois endereçamentos a dificuldade da população vão ser ainda maiores.

Ver. Milton Neris (PR): Avisa aos vereadores a respeito de uma reunião que irá acontecer com os comerciantes de Taquaralto a respeito da infraestrutura da Avenida Tocantins.  O parlamentar afirma que o poder público está cumprindo o seu papel e lembra que o centro comercial de taquaralto é o maior gerador de emprego da região sul. E diz estar satisfeito com a atenção que o prefeito está dando para a região sul.

Ver. Etinho Nordeste (PROS): Parabeniza o secretario Marcilio Ávila e o prefeito, que está dando prioridade à avenida próxima a Palmas Brasil que foi esquecida por gestões anteriores e que estará pronta antes do período de chuva.

Não havendo mais vereadores inscritos para as discussões parlamentares, nem quórum para a deliberação da ordem do dia, o presidente encerra a presente sessão convocando outra para dia e hora regimentar.