Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sessão da Câmara dos Vereadores - 15/05/2014

Sessão da Câmara Municipal de Palmas -
 15 de maio de 2014

Vereadores Presentes: Adão Índio (PSL), Damaso (PTN), Cleiton Cardoso (PSL), Etinho Nordeste (PROS), Folha (PTN), João Campos (PSC), Joel Borges (PMDB), Junior Geo (PROS), Joaquim Maia (PV), Marreco do Mototaxi (PPS), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB), Major Negreiros (PP), Valdemar Junior (PSD).

Vereadores Ausentes: Emerson Coimbra (PMDB), Iratã Abreu (PSD), Jucelino Rodrigues (PTC), Lucio Campelo (PR), Waldson da Agesp (PT).

A Sessão foi iniciada pelo presidente da câmara em exercício Ver. Joaquim Maia (PV), onde pediu para o segundo secretário realizar a leitura do texto bíblico, das matérias de expediente e das apresentações de matéria. Logo em seguida o presidente passa para as discussões parlamentares.

Ver. Junior Geo (PROS): O vereador cumprimenta a todos os presentes e realiza a leitura do oficio enviado pelo secretário executivo da secretaria de educação do município, André Vitral, às escolas municipais avisando sobre possível falta de repasse de verba da merenda escolar, acrescentando que isso causa estranheza uma vez que essa verba é federal. O parlamentar afirma que não agiu de má fé quando foi ao ministério publico levar cópia do oficio, pois considerava o ato como  improbidade administrativa e que foi até a fonte buscar esclarecimentos do secretário, que segundo o nobre é um “simples chefe de gabinete com alto salário”.

Ver. Joaquim Maia (PV): O vereador cumprimenta a todos os presentes e sobe a tribuna questionando o patrocínio de um milhão de reais a uma produtora de filmes carioca, que será responsável pelo longa “B.O”, onde segundo o parlamentar não trará nenhum beneficio para a capital além de incentivo à violência e nem fará a cidade se desenvolver sob qualquer aspecto. Joaquim ainda critica a divulgação na mídia de que esse patrocínio havia passado pela aprovação do parlamento afirmando que isso não aconteceu e finaliza expondo que a gestão deveria ter outras prioridades, como a saúde por exemplo.

Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes e se diz preocupado com o “palco formado na sessão de hoje”, pois diz perceber que na correria do dia-a-dia que é a formação de crianças, é possível que exista equívocos ao digitar um ofício ou em não colocar prévias datas de um repasse, sendo justificável até mesmo pela imaturidade cronológica. O nobre afirma ainda que não se trata apenas de discurso técnico, mas de ataques políticos e que entende essa posição da oposição, uma vez que faz parte do jogo político. No entanto, não entende e nem aceita que um secretário seja desrespeitado ou desmerecido simplesmente por ser suplente. Valdemar finaliza reforçando a sua preocupação e deixando o seu apoio aos servidores da educação municipal.

Ver. Folha (PTN): O vereador cumprimenta a todos os presentes e se diz orgulhoso com os resultados da educação municipal de Palmas e sai em defesa do secretário André, afirmando que este nunca havia dito que o repasse não seria feito. O nobre expõe ainda que o sistema de ensino não pode ser manchado por tão pouco, e que qualifica como uma “atitude política” as acusações.

Ver. Major Negreiros (PP): O vereador cumprimenta a todos os presentes e afirma que o quês está acontecendo é a tentativa de criar conflitos na gestão Amastha, que ressalta a importância dos parlamentares buscarem a coerência e o diálogo. O parlamentar diz ainda que o colega Junior Geo deveria retirar a denuncia do MP para provar que não foi apenas um ato político infundado.

Ver. Rogério Freitas (PMDB): O vereador cumprimenta a todos os presentes e afirma categoricamente que houve prejuízo à imagem dos servidores municipais, e que esse dano deve ser reparado pela Câmara, uma vez que entende a complexidade do trabalho de um diretor de escola. O nobre garante ainda apoio aos educadores e a todos os servidores municipais.

Não havendo mais vereadores inscritos para as discussões parlamentares o presidente encerra a presente sessão.