Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sessão da Câmara dos Vereadores - 26/06/2014



Sessão da Câmara Municipal de Palmas
26 de Junho de 2014

Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (PROS), Folha (PTN),Gerson da Mil Coisas (PSL), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC),Joaquim Maia (PV), Joel Borges (PMDB), Juscelino Rodrigues (PTC), Junior Geo (PROS)Lucio Campelo (PR)Major Negreiros (PP), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Não houve vereadores ausentes.


O presidente, Ver. Major Negreiros (PP), abre a presente sessão e pede para o primeiro secretário em, Ver. Joaquim Maia (PV), realizar a leitura do texto bíblico das matérias de expediente e apresentação de matérias. Logo depois o presidente passa para as discussões parlamentares.
Ver. Cleiton Cardoso (PSL): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e avisa aos pares e servidores que irá se ausentar da casa de leis por prazo de 120 dias, de forma que o suplente de vereador, Irmão Jairo entrará em seu lugar para contribuir positivamente com o parlamento municipal.
Ver. Rogério Freitas (PMDB): O vereador cumprimenta a todos os presentes e expõe aos demeis pares, os motivos pelo qual deveria ser eleito como presidente da câmara municipal.
Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes e expõe os motivos pelo qual decidiu concorrer nesta manhã à presidencia da casa, afirmando que não concordou com o veto do gestor municipal sobre a participação da oposição na mesa diretora do parlamento. O nobre deixou ainda seu voto de repúdio a esta interferência por parte da prefeitura e à aqueles pares que se calaram diante o ocorrido, mas diz entender e respeitar a candidatura do nobre vereador Rogério Freitas do PMDB.
Ver. Valdemar Júnior (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes e lembra que a antecipação dessa votação se deve a intenção de proteger a casa de leis de possíveis interferências partidárias devido às eleições para governo, que acontecem próximas ao período de votação regimentar para formação da mesa diretora do parlamento. O nobre afirma ser contra a candidatura do seu colega partidário, mas que por questões principiológicas como a fidelidade partidária, não poderia ir contra seu colega de partido em uma disputa dentro da casa de leis. Mas que não significa que estará deixando a base governista.
Ver. Júnior Coimbra (PMDB): O vereador cumprimenta a todos os presentes e nega firmemente que houve algum tipo de combinação de voto com o gestor municipal finalizando que a candidatura da mesa diretora do parlamento é legítima.
Ver. Rogério Freitas (PMDB) pede aparte: O nobre ressalta que o afirmado por Iratã Abreu minutos antes foi uma grande inverdade, pois não houve pressão ou imposição por parte do gestor, e acrescentou que o parlamentar do PSD não estava na reunião porque estava em Brasília assistindo o jogo da seleção brasileira e que se o par está disposto a usar a tribuna para falar o que bem entender, também deve estar disposto a ouvir o que não quer.
Ver. Lúcio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos os presentes e pede maior participação da população no plenário corriqueiramente como aconteceu hoje devido a eleição. O paralamentar afirma que é normal ter um gestor que busque maior apoio no parlamento, que isso é uma questão cultural brasileira, mas afirma que nunca fará parte da base de Carlos Amastha pois o problema vai além da política e entra no âmbito pessoal devido a um pedido po parte de Amastha que esse fosse expulso do PR pelo então senador da república João Ribeiro.
Ver. Folha (PTN): O vereador cumprimenta a todos os presentes e afirma aos pares da base, como forma de desabafo, que está chateado com estes que o rejeitaram e não acreditaram nele como presidente ao parlamento. O nobre ressalta ainda que os projetos pessoais devem ser deixados de lado para que possam representar efetivamente os interesses de mais de duzentos mil habitantes da capital tocantinense, que devotaram seu voto de confiança aos que aqui se encontram exercendo mandato de parlamentar. Folha Filho finaliza dizendo que isso em nada muda seus princípios e crenças, e que continuará apoiando a gestão e os seus pares.
Ver. Júnior Geo (PROS): O vereador cumprimenta a todos os presentes e parabeniza o nobre Rogério Freitas pela sua capacidade de articulação, mas solicita antecipadamente que se faça uma melhor aplicação dos recursos em prol da sociedade palmense, e que os requerimentos sejam colocados em pauta pelo novo presidente, além de cobrada as devidadas respostas conforme estabelece lei municipal de 2007.
Ver. Major Negreiros (PP): O vereado cumprimenta a todos e pede que por questão de bom senso e disernimento o nobre Iratã Abreu retire seu nome da votação. Major deposita sua confiaça em Rogério Feitas e afirma que a partir do momento que deixar a presidencia irá defender com unhas e dentes a gestão pela qual ele acredita e sempre apoiou.
Não havendo mais discussões, o presidente passa para a votação em regime secreto, sendo eleitos para a composição da nova mesa os vereadores: Rogério Freitas (Presidente), Folha Filho (Vice-presidente), Etinho Nodeste (Pimeiro secretário), Gerson da Mil Coisas (segundo secretáio) e Pastor João Campos (Terceiro secretário). Logo após o presidente encerra a presente sessão.