Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sessão da Câmara dos vereadores - 04/12/2013

Sessão da Câmara Municipal de Palmas –04/12/2013

Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (PPS), Folha (PTN), Gerson da Mil Coisas (PSL), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC), Junior Geo (PROS), Lucio Campelo (PR), Joel Borges (PMDB), Joaquim Maia (PV), Major Negreiros (PP), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Jucelino Rodrigues (PTC), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB),

Sessão iniciada pelo presidente da câmara, Ver. Major Negreiros (PP), e a leitura do texto bíblico, das matérias de expediente e das apresentações de matéria foram realizadas pelo primeiro secretario em exercício, Ver. Claudemir Portugal (PPS). O presidente transferiu a leitura da ata para a próxima sessão e passa para as discussões parlamentares, pedindo para que o segundo secretário, ver. Claudemir Portugal (PPS) cite os vereadores inscritos.
Ver. Lucio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos os presentes e lembra a denuncia que o mesmo realizou ontem sobre as más condições da alimentação da UPA-SUL, e expos aos demais pares que voltou posteriormente com a imprensa e conversou com funcionários que reclamaram do serviço prestado por uma terceirizada, e que muitos dos servidores não têm comido fora por causa da má condição da alimentação. O vereador finaliza informando aos pares que está magoado pois foi acusado de mentiroso, porem afirma que seria incapaz de mentir ou articular isso apenas para prejudicar o prefeito.
Ver. Joaquim Maia (PV) pede aparte: O vereador diz que entende que a intenção do vereador foi apurar a situação e procurar uma solução para resolver o problema.
Ver. Iratã Abreu (PSD) pede aparte: O nobre defende o par, e afirma que o papel do vereador é fiscalizar e isso Lucio tem comprido, e finaliza informando que se existe alguém contra essa posição está no parlamento errado.
Ver. Damaso (PTN) pede aparte: O vereador diz que não chamou o par de mentiroso, mas que expôs uma opinião diferente sobre o secretario de saúde. O parlamentar critica a postura de Lucio pois logo após usar a tribuna, segundo as palavras do nobre, “evapora”.
Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e afirma que sempre busca se dedicar a saúde do município e que sempre teve compromisso com a verdade, e diz ter certeza que Lucio Campelo não mentiria sobre isso. O parlamentar volta a afirmar que os vereadores foram eleitos para fiscalizar e estão fazendo o seu trabalho, Iratã acrescentou que se existe um mentiroso e que faz campanha política é o secretário de saúde Nicolau Esteves, o nobre mostra aos pares uma imagem que segundo ele seria para a campanha de governo de 2014, onde o secretario informava que existia nove ambulâncias à disposição da capital, o vereador afirma que essa informação é uma inverdade e que renuncia o seu mandato se houver esse quantitativo à disposição da população. O parlamentar finaliza afirmando que o secretario está em uma bolha protetora enquanto a saúde do município está sucateada.
Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador cumprimenta a todos e pede para que tragam as intenções de voto para o governo, pois acredita que o Nicolau deve ter subido nas pesquisas, pois os vereadores estão atacando o mesmo por fins políticos. Valdemar expôs aos pares que alem de falar ou trazer a denuncia os nobres devem buscar uma solução, pois do contrario é uso de má fé. O nobre critica ainda a denuncia de Lucio Campelo, já que essa não teria fundamento e finaliza informando que a suspensão das férias dos servidores não possui nenhuma ilegalidade.
Ver. Junior Geo (PROS): O vereador cumprimenta a todos e lembra a alguns pares que quem os elegeu não foi o prefeito, mas sim a sociedade e que a função do vereador é fiscalizar e que ser líder de governo não significa deixar de lado a fiscalização, o nobre sugere a alguns pares que estudem a legislação. O parlamentar pede a Valdemar que quando achar uma irregularidade não esconda por pleitear uma secretaria.
Ver. Iratã Abreu (PSD) pede aparte: O vereador diz que o que uns estão fazendo é desqualificar o trabalho de outros e que muitos fazem piada do trabalho desses pares e que a defesa do prefeito é uma ação política.
Ver. Junior Geo (PROS): O vereador diz que os requerimentos são pedidos em prol da sociedade e que contrariando a lei, não tem respondido a esses requerimentos.
Ver. Claudemir Portugal (PPS): O vereador cumprimenta a todos e expõe algumas obras que o município vem feito. O parlamentar acrescentou que nenhum secretario se negará a receber os vereadores, mas pede mais respeito aos gestores quando os pares forem expor as demandas da sociedade.

O presidente passa para a deliberação da ordem do dia e logo depois encerra a presente sessão.