Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Sessão da Câmara dos Vereadores - 20/03/2014

Sessão Especial da Câmara Municipal de Palmas –20/03/2014

Vereadores Presentes: Adão Índio (PSL), Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (PROS), João Campos (PSC), Junior Geo (PROS), Jucelino Rodrigues (PTC), Lucio Campelo (PR), Marilon Barbosa (PSB), Major Negreiros (PP), Rogério Freitas (PMDB), Marreco do Mototaxi (PPS), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Folha (PTN), Iratã Abreu (PSD), Joel Borges (PMDB), Joaquim Maia (PV), Valdemar Junior (PSD).

A Sessão foi iniciada pelo presidente da câmara, Ver. Major Negreiros (PP), onde declarou a presente sessão como especial concedendo a palavra ao Prefeito Municipal de Palmas, Carlos Franco Amastha, a fim de que este apresentasse o projeto do novo sistema de trânsito de Palmas, BRT.

Carlos Amastha: O prefeito cumprimenta a todos, e agradece a oportunidade de expor as informações do BRT e sanar as duvidas tanto da Câmara como da população.

Sec. Marcílio Ávila: O secretário cumprimenta a todos e expõe os investimentos e as obras que serão entregues no primeiro semestre de 2014, tanto reformas quanto implantação. O secretário destaca inda as obras que já estão em processo licitatório, e as que serão retomadas, pois estavam paralisadas.

Sec. Christian Zini: O secretário cumprimenta a todos os presentes e se diz feliz pela oportunidade de trazer informações e sanar as possíveis dúvidas que surgirem. O secretário expõe as ideias e vantagens do BRT, e como o projeto trará rapidez, conforto e segurança para o usuário, alem das vantagens ambientais.

Sec. Aleandro Lacerda: O secretário cumprimenta a todos e apresenta a situação do projeto “minha casa, minha vida” no município de Palmas, tanto os que já estão em andamento, como os que inda serão concluídos. Ao expor algumas obras com maior grau de adiantamento, o secretario garante que a entrega será realizada logo após findar as chuvas.

Sec. Luís Massaro: O secretario cumprimenta a todos os presentes e expõe a estrutura do novo o sistema de transporte do município de Palmas, um dos pontos fortes do projeto segundo Massaro, é a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos palmenses. O secretario explica ainda o que é o BRT e o seu funcionamento.

Carlos Amastha: O prefeito lembra toda a evolução do projeto e como foi conquistada a confiança dos ministros e da presidente. O gestor se mostra feliz com os recursos trazidos para a capital e como tem conseguido acabar com a especulação imobiliária e com os vazios urbanos. O chefe do executivo pede apoio à casa de Leis afirmando que este projeto não é dos gestores, mas sim da população, e que o projeto deve continuar para fazer de Palmas, a melhor cidade para se viver. O prefeito finaliza lembrando a implantação do esgoto e se diz feliz por projetos assim, e qualifica a capital como um diamante bruto, onde só precisa ser lapidado para mostrar seu brilho.

Ver. Junior Geo (PROS): O vereador questiona se os secretários não podem fornecer as informações dadas durante a apresentação do projeto para a apreciação do parlamento. E aproveita para corrigir o secretário Christian Zini sobre uma informação passada por ele sobre o custo da manutenção do ônibus elétrico. O nobre questiona ainda se os novos ônibus serão adaptados e climatizados. E finaliza parabenizando o secretário Luís Massaro o qualificando como “o maior acerto da gestão Amastha”.

Carlos Amastha: O prefeito responde o vereador informando que pela lei, todos os ônibus devem vir adaptados, e que a gestão irá trabalhar para que todos venham climatizados. Quanto as informações requisitadas afirma que passará tudo na próxima segunda-feira.

Ver. Junior Geo (PROS): O vereador volta a questionar se as empresas possuem idoneidade e se não haverá aditivos nas obras e por que a população carente está afastada.

Carlos Amastha: O prefeito diz que quem garantirá a idoneidade das empresas serão os contratos licitatórios e que não será admitido nenhum tipo de aditivo, e que a novas áreas que serão habitadas serão sim no coração da cidade, principalmente com o BRT.

Ver. Lucio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos, e questiona o tempo depois do processo licitatório começara as obras e o período de planejamento.

Sec. Luís Massaro: O secretário explica tecnicamente todo o processo e contratação, e esclarece as dúvidas relacionadas aos procedimentos pós-licitatórios até o inicio das obras.

Ver. Rogério Freitas (PMDB): O vereador lembra quando o prefeito não quis assinar com a Foz Saneatins ele foi contra, mas que hoje entende que cometeu um erro, pois a postura do prefeito trouxe milhões em obras sociais para o município. E afirma que apesar de muitos não acreditarem na implantação do BRT, o prefeito já conseguiu meio bilhão de reais para executar as obras e fazer esse sonho possível. O nobre lembra ainda que apenas Palmas, de todo o estado, conseguiu esse recurso do pacto dos transportes e por isso parabeniza o gestor. O parlamentar finaliza questionando qual será o critério de escolha para as famílias beneficiadas pelo minha casa, vinha vida.

Sec. Aleandro Lacerda: O secretario expôs na legislação as normas que regulam os critérios necessários para serem beneficiados.

Os vereadores, Damaso (PTN), Marilon Barbosa (PSB), Cleiton Cardoso (PSL), Emerson Coimbra (PMDB), Waldson da Agesp (PT), Etinho Nordeste (PROS) e Major Negreiros (PP), parabenizaram o prefeito pela iniciativa e fizeram votos de apoio para que o projeto se desenvolva. Logo após o presidente encerrou a presente sessão, convocando outra para dia e hora regimental.