Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

Sessão da Câmara dos Vereadores - 27/03/2014

Sessão da Câmara Municipal de Palmas –27/03/2014

Vereadores Presentes: Adão Índio (PSL), Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (PROS), Folha (PTN), Iratã Abreu (PSD), Joaquim Maia (PV), Joel Borges (PMDB), João Campos (PSC), Junior Geo (PROS), Jucelino Rodrigues (PTC), Lucio Campelo (PR), Major Negreiros (PP), Marilon Barbosa (PSB), Marreco do Mototaxi (PPS), Rogério Freitas (PMDB), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

A Sessão foi iniciada pelo presidente da câmara, Ver. Major Negreiros (PP), onde pediu para o primeiro secretário em exercício, ver. Emerson Coimbra (PMDB) para realizar a leitura do texto bíblico, das matérias de expediente e das apresentações de matéria; E para o segundo secretário em exercício, ver. Folha (PTN) realizar a leitura da ata da sessão anterior.  Logo após o presidente passa para as discussões parlamentares.

Ver. Lúcio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos os presentes e afirma aos demais pares que fez um estudo sobre o poder legislativo brasileiro e que percebeu a omissão das câmaras municipais, e por isso sobe a tribuna, com intuito de chamar a atenção do parlamento para que esse possa ser luz e esperança da democracia que completa 29 anos pós-ditadura militar. O nobre pede ainda que os demais pares colaborem para a criação de uma agenda positiva de debate, de forma que ajude a gestão Carlos Amastha a buscar soluções para os problemas da cidade. Lúcio volta a afirma que a câmara não pode ser omissa, como a assembleia e o estado tem se mostrado, e pede ao presidente que não deixe a imagem da casa de leis municipais como o legislativo nacional.

Ver. Folha (PTN): O vereador cumprimenta a todos os presentes e expõe aos pares que a quadra 405 norte tem um buraco em frente a unidade de saúde da família o que levou ao rompimento de um cano da Saneatins e hoje a população está sem água devido a esse rompimento. O nobre esclarece ainda que o asfalto da antiga 42 já estará dando inicio e por isso fica feliz, uma vez que depois de 15 anos de omissão das demais gestões, finalmente na gestão do prefeito Amastha conseguiram essas obras.

Ver. João Campos (PSC): O vereador cumprimenta a todos os presentes e volta a questionar o preço da gasolina na capital, uma vez que no interior do estado o preço do combustível é menor, e diz ser necessário investigar por que essa diferença que aparenta ser um cartel.

Ver. Rogério Freitas (PMDB): O vereador cumprimenta a todos os presentes e apresenta os seus requerimentos aos pares, em especial o que convida a todos os secretários para prestarem contas das ações à casa de leis municipal, explicando que é dever do vereador buscar informações e fiscalizar o executivo.

Ver. Etinho Nordeste (PROS): O vereador cumprimenta a todos os presentes e coloca em pauta a discussão sobre a criação da policia legislativa no estado do Tocantins e a possibilidade de criação de uma para a Câmara, e apoia o projeto de criação dessa policia especial, pois tanto a Assembleia, o governo e a população sairá ganhando com esse projeto.

Ver. Junior Geo (PROS): O vereador cumprimenta a todos e pede para que seja apresentado no regimento aonde autoriza os chefes de bloco para que suspendam a sessão em prol de um assunto da base, pois segundo o nobre não existe isso no regulamento interno da casa de leis. O parlamentar pede ainda que os secretários que foram convidados antes da criação da agenda positiva possam trazer as informações da casa antes que essa esteja pronta a fim de agilizar os tramites.

Ver. Joel Borges (PMDB): O vereador cumprimenta a todos os presentes e convida a todos os presentes para uma reunião que acontecerá na sala de reuniões da Câmara para discutir sobre a segurança publica de Palmas às 14 horas dessa sexta feira.

Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes e expõe os seu projetos de lei em prol do micro e pequeno empreendedor, de forma que reduza a burocracia e apoie a legalização e regularização das pequenas empresas. O parlamentar pede ainda o apoio aos demais pares para que possam votar favorável a matéria.

Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador cumprimenta a todos e expõe, conforme o pedido do par Junior Geo, os artigos do regulamento onde consta a prerrogativa de pedir a suspensão de sessão. O parlamentar expõe ainda que os pares devem buscar resolver vários questionamentos que ainda estão afetando a vida da capital e não apenas questionar relógios de flores.
Encerrada as discussões parlamentares, o presidente passa para a deliberação da ordem do dia.

MATÉRIAS EM TURNO ÚNICO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.1 – PROCESSO Nº. 143/2013 – VETO INTEGRAL DE 23.10.2013
AUTORIA: Poder Executivo Municipal
ASSUNTO: Veta integralmente o Autógrafo de Lei nº. 043, de 01 de outubro de 2013, originado do Projeto de Lei nº. 08, de 28 de fevereiro de 2013, de autoria do Vereador Lúcio Campelo, que, “Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas responsáveis pelo recolhimento de galhadas a destiná-las às empresas interessadas e habilitadas no Município de Palmas”.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
 1.2 – PROCESSO Nº. 144/2013 – VETO INTEGRAL DE 23.10.2013
AUTORIA: Poder Executivo Municipal
ASSUNTO: Veta integralmente o Autógrafo de Lei nº. 041, de 01 de outubro de 2013, originado do Projeto de Lei nº. 11, de 05 de março de 2013, de autoria do Vereador Rogério Freitas, que, “Dispõe sobre a dispensa de autenticação em cartório das cópias de documentos exigidos por órgãos integrantes da Administração Pública Municipal de Palmas”.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

1.3 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Adão Índio
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
440/14 – a instalação de uma faixa de pedestre na Avenida Teotônio Segurado, sentido Norte Sul, em frente à Câmara Municipal;
441/14 – a fiscalização contínua da ATTM nas estações de transporte público de Palmas;
1.4 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Cleiton Cardoso
REQUER à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos:
373/14 – a limpeza e a roçagem do Setor Santa Fé II;
374/14 – a operação tapa-buraco na Rua T-20, no Setor Santa Fé, em Taquaralto;
361/14 – o patrolamento e encascalhamento do Setor Santa Fé em Taquaruçu.

1.5 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Iratã Abreu
REQUER ao Chefe do Poder Executivo Municipal:
1984/13 – a instalação de uma ala de repouso com camas para os servidores do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPSAD);
2002/13 – a concessão de férias aos Agentes de Combate às Endemias de Palmas fora do período crítico de proliferação de vetores, conforme as Diretrizes Nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue.
REQUER à Secretaria Municipal da Saúde:
340/14 – a aquisição de ares-condicionados para o Centro de Saúde Sexual Reprodutivo.

1.6 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Joel Borges
REQUER ao Chefe do Poder Executivo Municipal:
419/14 – a colocação de passarelas nas estações de ônibus do Super Big e Italian Hotel, na Avenida Teotônio Segurado;
420/14 – o encascalhamento de vias públicas no Jardim Aeroporto;
421/14 – a roçagem de matagais no Jardim Aeroporto.

1.7 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Jucelino Rodrigues
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
024/14 – a pavimentação asfáltica e drenagem da intervenção na Avenida LO-07;
026/14 – o encascalhamento da estrada vicinal do Assentamento Coqueirinho;
027/14 – a regularização do Setor Irmã Dulce;

1.8 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Lúcio Campelo
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
259/14 – a reforma da Praça no Setor Aureny I, entre as Ruas Mato Grosso do Sul, Boa Vista e Maranhão;
260/14 – a reforma da Praça na Quadra 1306 Sul;
315/14 – o recapeamento asfáltico da Alameda Circular da Quadra 305 Norte.

1.9– REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Major Negreiros:
REQUER ao Chefe do Poder Executivo Municipal:
146/14 – a construção de uma creche Pública, no Jardim Aureny I;
REQUER à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos:
144/14 – a iluminação do viaduto que liga a marginal TO-50 com o Bairro Jardim Aureny I;
145/14 – a revitalização da Praça Natal Camilo, em Buritirana.

1.10 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Pastor João Campos
REQUER à Secretaria Municipal de Saúde:
438/14 – a aquisição de aparelho de Raio-X para a Policlínica de Taquaralto;
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
439/14 – a instalação de faixa de pedestre na frente da Escola Maria Verônica, no Setor Aureny IV.

1.11 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Professor Júnior Geo
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
397/14 – minuta de Projeto de Lei para alteração da Lei nº.842/1999, que dispõe sobre a criação e
funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas/To, conforme Minuta
em anexo;
398/14 – a inclusão do Estudo de língua Brasileira de Sinais – Libras nas Escolas da Rede Pública Municipal;
399/14 – a elaboração de Projeto de Lei para alteração do uso do solo dos imóveis denominados lotes 12, AVNE, da ARSE 12 e lote 13, Alameda 04, da ARSE 12, doados ao Centro Educacional Nosso Senhora do Rosário passando – os para habitação multifamiliar, com ratificação da desafetação dos mesmos.

1.12 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Rogério Freitas
REQUER à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos:
1737/13 – a drenagem e pavimentação de parte do trecho da Avenida Araguaia no Bairro Jardim Aureny III;
1824/13 – a limpeza do lago da praia das ARNOs, na área destina para banhistas;
REQUER à SANEATINS:
1786/14 – a Inspeção e manutenção na Estação de tratamento de esgoto Norte – ETE Norte.

1.13 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Waldson da Agesp
REQUER ao Chefe do Poder Executivo Municipal:
400/13 – a pavimentação asfáltica da Rua P 11 no Setor Sul em Taquaralto, no trecho entre a Rua S 01 no Setor Sul e a Rua NC 14 no Setor Bela Vista.
401/14 – a pavimentação asfáltica da ruas S 03 no Setor Sul em Taquaralto, no trecho entre as Ruas P 11 e P 04  no Setor Sul.
402/14 – a pavimentação asfáltica na Rua Castro Alves no Setor Sul em Taquaralto, no trecho entre a Avenida Brasil e a Rua 11 do Setor Sul.

O presidente encerra a presente sessão convocando outra para dia e hora rudimentar.