Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sessão da Câmara dos Vereadores - 16/09/2014

Sessão da Câmara Municipal de Palmas
16 de setembro de 2014

Vereadores presentes: Adão Índio (PSL), Claudemir Portugal (PPS), Etinho Nordeste (PROS), Emerson Coimbra (PMDB), Folha (PTN), Iratã Abreu (PSD),Irmão Jairo (PSL), João Campos (PSC), Juscelino Rodrigues (PTC), Joel Borges (PMDB), Lucio Campelo (PR), Junior Geo (PROS), Major Negreiros (PP), Marilon Barbosa (PSD), Milton Neris (PR), Rogério Freitas (PMDB), Valdemar Junior (PSD), Waldson Salazar (PT).

Vereadores ausentes: Joaquim Maia (PV).

O presidente da Câmara Ver. Major Negreiros abre a presente sessão pedindo para que o primeiro secretário, em exercício Ver. Claudemir Portugal realizar a leitura do texto bíblico. Logo após o presidente passa para as discussões parlamentares.

Ver. Marilon Barbosa (PSD): O vereador cumprimenta a todos e propõem que o CMEI que será construído em Taquaruçu, tenha o nome de Ana Luiza Araújo. O nobre discorre sobre a história de vida da garota que sofreu com câncer e pede a aprovação dos pares, para prestigiar ela e sua família, com essa homenagem.

Claudemir (PPS) a parte: Parabeniza o vereador pela proposta que trouxe para câmara e se coloca a disposição para aprovação.

Iratã (PSD) pede a parte: Felicita o nobre Marilon Barbosa pela sugestão e declara seu apoio à causa.

Ver. Milton Neris (PR): Agradece aos pares pela votação da quadra cento e trinta (próximo a Teotônio Segurado), na qual o governo do Estado doou para a UFT construir  um hospital escola isso fará com que Palmas se torne uma referencia na área da medicina. Lembra que visitou a UPA Sul, que é o pronto atendimento que vem atendendo a população da região sul da cidade e se surpreendeu com a equipe de trabalho da unidade e gostou de ver como a população está sendo atendida. O vereador pôde perceber que com o pouco recurso que é designado para o posto de saúde, quando bem administrado, se vê resultado. O vereador se compromete a visitar todas as unidades de saúde de Palmas e certifica que a prefeitura deve repassar o recurso para as unidades de saúde fazer pequenos reparos que são necessários.

Ver. Rogério Freitas: Cumprimenta a toda sociedade que prestigia esse momento solene e fala que o assunto que lhe traz a tribuna é a questão da importância da aprovação de dois mil parcelamentos das quadras da capital  e que será designado para a construção de moradias populares. Outro tema que merece destaque é o prédio que abrigou o Executivo Municipal e hoje é a Secretaria de Saúde, e que o prefeito fará um museu daquele prédio e a secretaria será transferida para outro lugar. E questiona o local em que se encontra a prefeitura nos dias atuais, onde é pago um valor muito alto.

Ver. Milton Neris (PR) pede a parte: Fala que a câmara precisa sair do aluguel e sugere que a mesma seja remanejada para o antigo paço, onde será o museu, pois, esse lugar tem acessibilidade é bem centralizado.

Ver. Valdemar Junior (PSD) pede aparte: Afirma que essa é a decisão mais lógica que a casa pode tomar e também a prefeitura, pagando quase um milhão de reais por ano, para ter o prédio da câmara aberto a população. O vereador lembra que com a economia do valor que é pago pelo aluguel, será de suma importância para o fechamento das contas da câmara. Ele lembra que a construção do museu é importante, mas em outra área e ficaria satisfeito com a doação da prefeitura do prédio.

Ver. Joel Borges (PMDB) pede aparte: O vereador opina ser um absurdo Palmas ter vinte e cinco anos e não ter um prédio próprio para a câmara de vereadores.

Ver. Rogerio Freitas (PMDB): Lembra que há vários projetos que não foram aprovados pela câmara por fata de orçamento e lembra que toda economia é bem vinda.

Ver. Iratã Abreu (PSD) pede aparte: Questiona a prefeitura por sair da praça central para um prédio locado na Avenida JK e fica contente que o atual presidente se preocupa com as despesas da casa.

Ver. Lucio Campelo (PR) pede aparte: Se preocupa com os gastos da casa e contesta os altos custos que será gastos para reformar o prédio. Declara que a prefeitura deveria doar um prédio com as adequações necessárias.

Ver. Emerson Coimbra (PMDB): Cumprimenta a toda sociedade que prestigia esse momento e está feliz com a volta a câmara após o acidente que aconteceu semana passada e agradece a todos os companheiros que torceram pela sua melhora e lamenta a  perda dos entes envolvidos no acidente. Fez questão de comparecer a casa parlamentar por  saber da existência de vários projetos que precisam ser votados e finaliza dizendo que é hora de trabalhar.

Ver. Claudemir Portugal (PPS): Lembra que desde o momento que ficou sabendo do acidente envolvendo o vereador ficou muito assustado com as reportagens que viu a respeito e frisa seu apoio ao companheiro.

Ver. Majores negreiros (PP) pede aparte: Destaca que mês passado foi um mês de grandes acidentes no Estado. E se solidariza com a família que faleceu no acidente.

Ver. Joel Borges (PMDB) pede aparte: Saúda o vereador Emerson Coimbra e lhe dá as boas vindas.

Ver. Claudemir (PPS): Cumprimenta os pares, a imprensa e lembra que o período de estiagem está acabando e com isso o prazo de término de algumas obras está se esgotando. Questiona também o fato de que muitas obras não foram finalizadas, e culpa as empreiteiras.

Iratã Abreu (PSD) pede a parte: Esteve no setor Santo Amaro e lembra a necessidade que existe no local que a infraestrutura seja feita, o prefeito deu um prazo de quinze dias para que a obra seja iniciada, o prazo passou e não tem nenhum movimento de empreiteira para que se inicie a obra de infraestrutura. E questiona que a empreiteira não começou as obras pelo motivo que a chuva vai começar e a empresa vai ter prejuízo e reforça a questão do Santo Amaro que a ordem de construção foi feita e nada está sendo realizado.

Ver. Etinho Nordeste (PROS) pede aparte: Assegura que os comerciantes da avenida que está acontecendo a macrodrenagem estão tendo prejuízo nas suas vendas, pois a empreiteira responsável pela obra mantém o estacionamento das lojas como ruas e não dá prazo para o término da obra.

Ver. Lucio campelo (PR): Lembra a falta de compromisso das empreiteiras que abaixam seus custos para ganhar a licitação e na hora que vão fazer as obras não cumprem os prazos e cita o exemplo da praia da arnos que a empreiteira que ganhou a licitação e não consegue concluir as obras. E afirma que a prefeitura deveria fiscalizar melhor.

Ver. Junior Geo (PROS) pede aparte: Questiona a atual gestão da empresa Oscip, assegura que o assunto foi investigado pelo Ministério Público. O vereador destaca o caso do presidente da Oscip há dois anos era um lavrador, não possuía o ensino médio completo e hoje é presidente do Oscip, e propõe que seja feita uma CPI para investigar as possíveis irregularidades que existe na Oscip. E pede o apoio dos pares nesse assunto.

Ver. Valdemar Junior (PSD): Protesta que o nível de ensino não deve ser levado em conta e afirma que todos devem ter a oportunidade de ascensão e lembra que os ex-governadores do Estado tem apenas o nível médio.

Ver. Junior Geo (PROS): Adverte que o Ministério Público investigou o presidente da Oscip e foi constatado que o mesmo tem uma vida que não corresponde com sua  renda mensal.

Ver. Milton Neris (PR) pede aparte: Diz que existe um fator determinante para se iniciar uma investigação, e fala que as regras regimentais devem ser seguidas.

Ver. Iratã Abreu (PSD): Cumprimenta a todos os presentes e garante que a Oscip tem fator determinante para se abrir uma investigação e que a casa que tem o dever de fiscalizar o município sobre esse caso da Oscip. Destaca que a Lei de acesso à informação é muito clara e lembra que os parlamentares têm por obrigação expor os processos de qualquer entidade publica ou privado e a atual gestão que prega pela transparência vem omitindo informações. E encerra a fala pedindo que a prefeitura apresente as informações necessárias sobre a Oscip.

Sessão Extraordinária do dia 16/09/2014

Materias em segundo turno de discussão e votação
1.1   PROCESSO N º. 016/2014 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N º 01, DE 07.03.2014
AUTORIA: Poder Executivo Municipal
ASSUNTO: Aprova o microparcelamento do loteamento da Quadra ACSU- SO 130 na forma que especifica.
PARECERES: Favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal.

1.2 PROCESSO N º. 135/2014 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N º 08, DE 14.07.2014
AUTORIA: Poder Executivo Municipal
ASSUNTO: Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil S.A e adota outras providências.
PARECERES: Favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.

2.0 ENCERRADA A ORDEM DO DIA.

Ver. Valdemar Junior (PSD): Vota contrário ao projeto do loteamento da quadra ACSU-SO 130.

Ver. Milton Neris (PR): Agradece ao governador Sandoval a área que foi doada para a UFT para construção do hospital escola e afirma que foi um ganho para a sociedade como um todo.

Ver. Lucio Campelo (PR): Parabeniza o governador Sandoval pela iniciativa da construção do hospital escola na capital.

Ver. Valdemar Junior (PSD): Questiona a área remanescente do Hospital Escola, e interroga por que isso só foi feito agora em um período eleitoral.

Ver. Rogerio Freitas (PMDB): Afirma que a preocupação do Valdemar Junior é pertinente e vota favorável ao projeto sobre a construção do hospital escola.

Ver. Pastor João Campos (PSC): Entende que o estado do Tocantins necessita de um hospital escola em cada cidade que existe uma universidade de medicina, e vota a favor do projeto e lembra que isso vai ajudar muito na saúde do Estado.

Não havendo mais vereadores inscritos para as discussões parlamentares, nem quórum para a deliberação da ordem do dia, o presidente encerra a presente sessão convocando outra para dia e hora regimentar.

 Requerimento aprovados em: 16-09-2014

Secretaria de infraestrutura e serviços públicos

849/14 - a reposição da tampa de boca de lobo da Av.J em frente a Quadra 126, lote 15, no Jardim Aureny III; (Ver. Claudemir Portugal)

850/14 – a recuperação do gramado e plantio de mais grama das Avenidas J,I, H e Araguaia do Jardim Aureny III; (Ver. Claudemir Portugal)

862/14 – Reposição da tampa de rede fluvial no cruzamento da Avenida Araguaia  com Rua 25 no Jardim Aureny III; (Ver. Claudemir Portugal)

871/14- O nivelamento na Av. M, entre as quadras 144 e 156 no Jardim Aureny III; (Ver. Claudemir Portugal)

216/14- operação tapa buracos, podas de árvores, limpeza geral e recolhimento de lixo, no Bairro Jardim Aureny IV; (Ver. Rogério Freitas)

431/14-  a construção de calçadas na Av I em Tocantins (na baixada) entre os bairros Jardim Aureny I e III respectivamente. (Ver. Rogério Freitas)

437/14 – o atendimento com linhas de ônibus para atender o PREVIPALMAS; (Ver. Rogério Freitas)

Secretária Municipal de Educação

1531/14- a construção de banheiros com chuveiros e vestários para o uso exclusivo dos professores, nas Escolas da Rede Municipal de Ensino; (Ver. Rogério Freitas)

203/14-  a construção de um CMEI, na quadra 404 Norte.

Chefe do Poder Executivo

796/14- a instalação de sistema de irrigação com a perfuração de um poço artesiano no Cemitério Municipal Jardim da Paz.( Ver. Emerson Coimbra)

260/14- a construção de lombadas na Avenida 19, Quadra 307 Norte;( Ver. Folha)

265/14- a reforma dos banheiros da Praia das Arnos e a inclusão de 4 banheiros químicos; (Ver. Folha)           
  
264/14- viabilizar a construção de dois mini-estádios, com capacidade para ate 10.000 pessoas, sendo um na Região Norte e outro na Região Sul; (Ver. Folha)    
        
047/14- a construção de uma unidade de saúde no setor Santo Amarro; (Ver. Jucelino Rodrigues)

838/14- Revitalização da Praça do Jardim Aureny I; (Ver. Jucelino Rodrigues)

Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte

323/14- a construção de pontos de ônibus coberto na TO-020, no Distrito de Taquaruçu Grande; (Ver. Folha)