Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sessão da Câmara dos Vereadores - 19/02/2014

 Sessão da Câmara Municipal de Palmas –19/02/2014

Vereadores Presentes: Adão Índio (PSL), Damaso (PR), Cleiton Cardoso (PSL), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (PPS), Folha (PTN), João Campos (PSC), Junior Geo (PROS), Lucio Campelo (PR), Joaquim Maia (PV), Jucelino Rodrigues (PTC), Marreco do Mototaxi (PPS), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Iratã Abreu (PSD), Major Negreiros (PP), Marilon Barbosa (PSB).

A Sessão foi iniciada pelo presidente da câmara em exercício, Ver. Emerson Coimbra (PMDB), que pediu para o primeiro secretário, Ver. Joaquim Maia (PV) realizar a leitura do texto bíblico, das matérias de expediente e das apresentações de matéria. Dentre as matérias apresentadas o nobre destaca a indicação do executivo para líder e vice-líder da bancada de base, sendo Valdemar Junior (PSD) e Folha (PTN) os indicados, respectivamente. Logo o presidente solicita ao segundo secretario em exercício, Ver. Lucio Campelo (PR), citar os vereadores inscritos.

Ver. Lucio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos os presentes, dando atenção e ênfase especial a população que acompanhava a sessão na casa de leis. O parlamentar trás ao conhecimento dos demais pares os seus requerimentos e destaca a necessidade da Câmara em ter acesso ao parecer técnico sobre a implantação do BRT, uma vez que os nobres têm sido cobrados e indagados pela população. Ainda na tribuna, Lucio afirma, segundo suas palavras, que a região sul da capital “está parecendo taboa de pirulito” devido aos buracos nas vias da região. O vereador acrescenta que a culpa não é do prefeito, mas sim da época chuvosa que caracteriza o inverno nortista, porém lembra o gestor anterior que foi criticado pelo mesmo fato, e agora os que estão no poder estão, segundo do nobre “pagando a língua”.

Ver. Etinho Nordeste (PPS) pede aparte: O vereador parabeniza o par, mas lembra que o asfalto foi mal feito desde as gestões anteriores, e acrescenta que é melhor deixar o buraco do que tampa-lo de forma mal feita.

Ver. Lucio Campelo (PR): O nobre retoma a sua fala dando o exemplo da NS1, que segundo o parlamentar foi mal feita, uma vez que tem apena três (03) meses e já está esburacada. Lucio finaliza pedindo aos políticos um espírito mais público de forma que ajude a sociedade.

Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes e com muita satisfação comemora a expectativa do julgamento do ex-governador do estado do Tocantins, Marcelo Miranda. O parlamentar se mostra tranquilo e certo da absolvição do candidato a Senador pelo PMDB, e acrescenta ao seu discurso enfático que o entendimento favorável do tribunal ira confirmar a vontade do povo quando foi às urnas exercer o seu maior direito e exercer a justiça de Deus. O vereador expõe o esforço do prefeito Carlos Amastha para levar esgoto e saneamento a população da capital.

Ver. Joaquim Maia (PV): O vereador ressalta a importância do saneamento básico, pois melhora a saúde e a qualidade de vida da população como um todo, e reafirma o desafio da prefeitura diante de projeto dessa dimensão.

Ver. Rogério Freitas (PMDB): O vereador cumprimenta a todos os presentes e pede que seu requerimento seja votado em caráter de urgência tendo em vista a necessidade social do projeto, onde solicita que a prefeitura de palmas fracione ou parcele os débitos dos contratados que não puderam tomar posse devido as dividas junto ao município, e relembra que havia ficado combinado que a câmara discutiria o cronograma das obras da foz, e que isso não aconteceu e poderá trazer prejuízos para a população.

Ver. Junior Geo (PROS): O vereador cumprimenta a todos os presentes e lembra a lei que diz que todos os requerimentos aprovados deverão ser respondidos dentro do prazo rudimentar de quinze (15) dias, e expõe aos demais parlamentares que a lei deverá ser cumprida independente da posição social. O nobre ainda usa seu tempo de tribuna para cobrar os uniformes dos alunos das CEMEIS, e qualificou como imoral a prática da gestão em demitir os contratos em dezembro e recontrata-los em janeiro.

Ver. Folha (PTN) pede aparte: O vereador diz compreender a preocupação do par opositor,  mas justifica os questionamentos alertando a questão orçamentária prudencial para a pasta.

Ver. Damaso (PTN): O sobe a tribuna para questionar o transporte alternativo, lembrando a decisão do executivo, mas discorda da decisão, pois irá prejudicar a população e que está ali para defender o interesse do povo.

Ver. Lucio Campelo (PR) pede aparte: O Nobre afirma que a prefeitura não possui a prerrogativa para legislar acima da lei estadual.

Ver. Marreco do moto-taxi (PPS): O vereador afirma que a lei estadual autoriza que as vans circulem de rodoviária à rodoviária, e não dentro da cidade, e que apesar do que a população acha, ficará mais barato para o consumidor.

Devido o adiantar da hora, o presidente finaliza a presente sessão, convocando outra para dia e hora rudimentar.