Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2016

Sessão da Câmara dos Vereadores - 23/03/2016

Sessão da Câmara Municipal de Palmas
 23 de março de 2016

Vereadores presentes: Emerson Coimbra (PMDB), Marilon Barbosa (PSD), Hiran Gomes (PSDB), Jucelino Rodrigues (PTC), Júnior Geo (PROS), Waldson Salazar (PT), Adão Índio (PSL), Joaquim Maia (PV), Etinho Nordeste (PPS), Major Negreiros (PP), Claudemir Portugal (PPS), Gerson da Mil Coisas (PSL), Rogério Freitas (PMDB), Milton Neris (PR), Joel Borges (PMDB), Folha (PTN) e João Campos (PSC).

Vereadores ausentes: Iratã Abreu (PSD) e Lúcio Campelo (PR).

Hoje foi uma sessão especial para lançamento da Campanha da Fraternidade 2016. Contou com a presença do arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito. O tema deste ano é “Nossa casa comum, nossa responsabilidade”. O Dom Pedro fez uso da palavra para agradecer o espaço e em um primeiro momento fez uma introdução ao tema, apresentou um vídeo sobre a campanha, deu uso a palavra aos vereadores presentes que puderam acrescentar com suas opiniões, antes de finalizar, o arcebispo fez conclusões sobre a campanha.

A sessão extraordinária foi transformada em ordinária. O presidente da Câmara Ver. Rogério Freitas pediu ao Primeiro Secretário em Exercício Ver. Etinho Nordeste que lesse as matérias de expediente e as matérias apresentadas. Em seguida o presidente passou para as discussões parlamentares.

Ver. Milton Neris (PR): O vereador cumprimentou a todos, pediu ao presidente que através da mesa diretora fosse solicitado do executivo os processos/informações solicitados pelos vereadores e não atendidos. E falou sobre o oficio que enviou hoje para a agencia de turismo e para o presidente da fundação cultural para que os mesmos enviem para ele os processos/informativos referentes ao Capital Da Fé.

Na votação da ordem do dia, entre outras coisas, foram votadas as medidas provisórias que tratam sobre o Programa Integrado de Residências em Saúde; o Programa Municipal de Bolsas de Estudo e Pesquisa para a Educação pelo Trabalho; a Revisão Geral Anual dos Vencimentos e Subsídios dos Servidores da Administração Direta e Indireta e dos Professores Municipais e a Ideologia de Gêneros nas Escolas da Rede de Ensino Público de Palmas. Depois das votações alguns vereadores voltaram a subir na tribuna.

Ver. Milton Neris (PR): o vereador cumprimentou a todos, falou sobre o código tributário de Palmas que fala que a planta de valores de Palmas que precisa ser encaminhada a câmara municipal da cidade todos os anos. Destacando, que quando o prefeito pede a retirada do processo, ele está cometendo um crime de improbidade administrativa.

Ver. Folha (PTN): o vereador cumprimentou a todos, sobre o estudo que alguns vereadores dizem que o prefeito engavetou, o vereador disse que o estudo aumenta o IPTU para algumas quadras e que o que o vereador Milton quer é que alguns paguem menos e outros paguem muito mais.

Ver. Rogério Freitas (PMDB): o vereador cumprimentou a todos, falou sobre a banda de música da guarda metropolitana que o prefeito acabou, disse ainda que esse “governo das mil maravilhas” com os vetos do prefeito descaracterizaram o Plano Municipal de Educação, falou também sobre os milhões a mais que são gastos com o lixo na cidade. Sobre a Planta de Valores de Palmas o vereador disse que a gestão cometeu um crime de responsabilidade, pois ela tem que enviar anualmente para a câmara poder votar e a última vez que a câmara votou a planta foi em 2013.

Não havendo mais vereadores inscritos para as discussões parlamentares, o presidente encerra a presente sessão convocando outra para dia e hora regimentar.