Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - 05/11/2013

Sessão Especial da Câmara Municipal de Palmas – 05/11/2013

Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR), Etinho Nordeste (PPS), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV), Joel Borges (PMDB), Jucelino Rodrigues (PTC), Junior Geo (PROS), Rogério Freitas (PMDB), Valdemar Junior (PSD), Lucio Campelo (PR), Gerson da Mil Coisas (PSL), Major Negreiros (PP), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Emerson Coimbra (PMDB), Folha (PTN), Marilon Barbosa (PSB).

Sessão especial iniciada pelo presidente da Câmara, Ver. Major Negreiros (PP), com o objetivo de receber o secretário de gestão e orçamento Francisco Viana, para prestar contas à casa de leis sobre a lei de responsabilidade fiscal.

O secretário diz que a prestação já deveria ter acontecido, mas os cálculos demandam muito tempo, porem acrescenta que está a disposição dos vereadores para sanar qualquer dúvida. Francisco passa a palavra para a diretora geral Elizabete de Fátima, onde esta expõe a situação do município para os vereadores segundo a lei de responsabilidade fiscal, esclarecendo as receitas correntes, de capital e as dispensas de mesma espécie. A diretora finaliza esclarecendo a posição financeira, a receita corrente e o resultado nominal. Logo depois o Presidente abre para os questionamentos parlamentares.

Ver. Junior Geo (PROS): O vereador questiona alguns dos números apresentados para a educação, no entanto o Ver. Lembra do percentual de 25% que não tem sido utilizado e questiona onde está o dinheiro.

O secretário diz que a diferença dos valores já estão licitados e ainda lembra do 13º salário que faz parte dos valores destinados à educação, mas esclarece que disponibilizará uma tabela de valores aos vereadores.

Ver. Iratâ Abreu (PSD): O vereador questiona a queda da receita tributaria e solicita os valores exatos para saber se a queda se deve apenas a arrecadação do IPTU.

O Secretario esclarece que a queda de arrecadação se deve ao ITPU ser cobrado no 1º quadrimestre, o que faz a queda do 2º ser natural, Francisco expõe ainda os dados que comprovam a afirmação.

Ver. Lucio Campelo (PR): O vereador afirma que existe boa vontade por parte da secretaria, no entanto tem faltado planejamento, pois as despesas só aumentaram e o responsável por isso não é o secretario, mas sim o prefeito. O parlamentar diz esperar que as coisas melhorem. O nobre lembra que já havia pedido ao secretario anterior, Adir Gentil, que disponibilizasse um relatório que trata da lei de responsabilidade fiscal, e lembra que este documento não chegou às suas mãos.

O secretário diz que as medidas já estão sendo tomadas e reafirma que não houve perdas, mas que o planejamento está sendo feito.

Ver. Jucelino Rodrigues (PTC): O vereador diz que está sobrando verba, porem vê a necessidade da população e os recursos não são aplicados, acrescenta que o prefeito precisa definir a sua meta, pois não conseguirá fazer tudo ao mesmo tempo. O vereador cobra ainda a solução dos processos que estão parados na secretaria de gestão.

Ver. Waldson da Agesp (PT): O vereador se diz preocupado com as demissões que vem ocorrendo para a adequação da lei de responsabilidade fiscal, pois segundo o parlamentar isso poderá prejudicar a prestação de serviços da prefeitura que já se encontra prejudicada em muitos setores.

O secretario diz que tem procurado otimizar as contratações e reaproveitar os servidores que estão em locais com maior locação, di que a cada dia a prefeitura tem buscado se ajustar a lei.


Não havendo mais questionamentos, o presidente encerra a presente sessão convocando outra para dia e hora rudimentar.