Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - 12/09/2013

Sessão da Câmara Municipal de Palmas – 12/09/2013

Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Cleiton Cardoso (PSL), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (PPS), Gerson da Mil Coisas (PSL), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV), Jucelino Rodrigues (PTC), Junior Geo (PSB), Lucio Campelo (PR), Major Negreiros (PP), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Damaso (PR), Folha (PTN), Joel Borges (PMDB).

Sessão iniciada pelo presidente da Câmara Major Negreiros (PP), onde declarou que a ata da sessão anterior será encaminhada aos gabinetes  e lida posteriormente. O primeiro secretário em exercício, Ver. Marilon Barbosa (PSB) realizou a leitura do texto bíblico e a leitura da justificativa de ausência dos vereadores ausentes. Logo em seguida o primeiro secretário realizou a leitura das matérias e segundo Secretário citou os vereadores Inscritos para discussões parlamentares.  
Ver. Lúcio Campelo (PR): O vereador sobe à tribuna cumprimentando a todos os presentes, e expõe aos demais vereadores que mesmo fazendo parte da oposição não possui nenhuma intenção de atrapalhar, mas de auxiliar a gestão. O vereador lembrou ainda a paralisação que aconteceu ontem (11/09/13) na escola de tempo integral Caroline Campelo realizada pelos servidores administrativos da educação municipal que pediam a revogação da alteração da carga horária de seis para oito horas diárias, onde o parlamentar afirma que o descumprimento do acordo firmado entre a prefeitura e os servidores irá inviabilizar o funcionamento das ETI’s.
Ver. Rogério Freitas (PMDB) pede aparte: O vereador parabeniza o colega pela colocação, e expõe que o funcionamento da escola com o administrativo trabalhando oito horas prejudicará o bom funcionamento da unidade, tendo em vista experiências realizadas na educação estadual.
Ver. Junior Geo (PSB) pede aparte: O vereador parabeniza os colegas e ratifica que o problema é muito maior do que apenas a inviabilização do bom funcionamento das escolas, mas também a insegurança gerada com a falta de servidores, em especial dos porteiros vigias, e expõe ainda que foi um erro por parte da gestão a demissão desses servidores.
Ver. Waldson da Agesp (PT) pede aparte: O vereador diz que a educação precisa de mais atenção, e afirma ainda que a gestão não conseguiu em nove meses priorizar as necessidades da população, uma vez que segundo o vereador tentar “atacar tudo ao mesmo tempo” só levará a gestão a quatro anos de erros.
Ver. Iratã Abreu (PSD) pede aparte: O vereador agradece ao aparte, e diz que a “crise na educação” tem uma explicação, segundo as palavras do vereador “uma tribo que tem muitos caciques a coisa não funciona” , o vereador expôs aos colegas que existe uma interferência na Secretaria Municipal de Educação, por parte do conselho gestor e dos secretários Tiago Andrino e Adir Gentil, que estariam “passando por cima” da secretária.
Ver. Lúcio Campelo (PR): O vereador agradece os apartes dos colegas e finaliza solicitando a casa a presença do SINTET, dos professores, do conselho gestor e do Prefeito Carlos Amastha, com intuito de buscar o diálogo e evitar possíveis greves, das quais o vereador já vem alertando. Segundo o parlamentar isso irá poupar a gestão de desgastes desnecessários.
Ver. Marilon Barbosa (PSB) pede aparte: O vereador sobe à tribuna cumprimentando a todos os presentes, e afirma que todas as criticas são válidas e construtivas, porém lembra os nobres pares que ontem (11/09/2013) o prefeito se reuniu com diretores das unidades escolares da rede municipal, buscando medidas e soluções para a educação.
Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador cumprimenta a todos, e lembra a denúncia feita pelo Ministério Público que acusa a prefeitura de Palmas de improbidade administrativa, o vereador faz a ressalva que as denúncias do ministério público contra a atual gestão da capital tem sido constantes, e que não se vê tais acusações em outros municípios do estado, partindo desse principio o parlamentar questiona os contratos da prefeitura que não passaram por licitação.
Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador sobe a tribuna cumprimentando a todos e afirma que a Câmara não tem tido iniciativa, mas tem sido guiada por veículos de comunicação, parabenizou o promotor responsável pela denuncia pelo bom trabalho que vem prestando a população, mas ressalvou que as denuncias apresentadas não possuem fundamentação. O parlamentar expôs que em Palmas existe um grupo político por trás das denúncias feitas contra a gestão, tendo em vista o principio de inércia do Ministério Público, que só age mediante provocação, segundo o parlamentar esse grupo político ainda não aceitou a derrota nas urnas.
Ver. Major Negreiros (PP): O vereador sobe a tribuna cumprimentando os nobres pares e público presente, e expôs que os questionamentos voltados à prefeitura é de ordem pessoal e familiar, onde o vereador não se conteve em deixar os problemas pessoais de lado, e legislar em benefício da população palmense. O mesmo disse ainda que não se pode usar a tribuna para ofender uma pessoa pura e simplesmente pelo fato de não gostar dela. O vereador lembrou que em 24 anos que está em Palmas, nunca viu o colega prestar nenhum tipo de serviço comunitário ou trabalhar em prol do município, no entanto foi eleito com mais de dois mil votos. Segundo as palavras do parlamentar não é necessário ter “pedigree político” ou uma “árvore frondosa que lhe dê sombra” para ser eleito. O vereador finalizou afirmando que a colocação do par não possui credibilidade uma vez que existe “raiva” intrínseca na sua fala.
Ver. Gerson da Mil Coisas (PSL) pede aparte: O vereador concorda com a fala do vereador Major Negreiros e ratifica que a gestão tem trabalhado em busca de melhorias para a capital, como foi visto na inauguração da unidade de saúde da 305 norte.
Ver. Claudemir Portugal: O vereador cumprimenta a todos, e lembra os colegas da Reunião que aconteceu no AMA, reunindo autoridades religiosas para o lançamento do projeto PALMAS CAPITAL DA FÉ. O parlamentar relembrou ainda o contrato firmado entre Prefeitura, Caixa Econômica e o BID, colocando Palmas como cidade sustentável, e pede voto de aplausos ao prefeito pela iniciativa.
Ver. Joaquim Maia (PV): Cumprimenta a todos os presentes, e relembra a reunião da capital da fé que reuniu autoridades religiosas e homens de boa fé. E parabenizou a postura de não beneficiar apenas uma religião ou uma igreja.  E acentuou ainda a importância do turismo religioso para a Capital.
Ver. Rogério Freitas (PMDB): O vereador cumprimenta a todos na pessoa do presidente Major Negreiros, e expõe dois requerimentos feitos por ele, e ressalva a importância de manter os servidores administrativos da educação trabalhando seis horas diárias para o bom funcionamento das unidades escolares.

MATÉRIAS EM TERCEIRO E ÚLTIMO TURNO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.1 – PROCESSO Nº. 95/2013 PROJETO DE LEI Nº 19, DE 09.07.2013
AUTORIA: Poder Executivo Municipal
ASSUNTO: Dispõe sobre o Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC, e adota outras providencias.
PARECERES: Favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Políticas Públicas Sociais (Com Emenda Redacional).
 1.2 – PROCESSO Nº. 010/2013 PROJETO DE LEI Nº 01, DE 06.02.2013
AUTORIA: Ver. Folha
ASSUNTO: Concede Título de Cidadã Palmense à Senhora Profª. Kátia Maia Flores.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
 1.3 – PROCESSO Nº. 74/2013 PROJETO DE LEI Nº 37, DE 11.06.2013
AUTORIA: Ver. Joaquim Maia
ASSUNTO: Altera a Lei nº. 1616, de 10 de junho de 2009, que, “Declara de Utilidade Pública Municipal a Loja Simbólica União e Fraternidade nº 31”.
PARECE: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
 1.4 – PROCESSO Nº. 84/2013 PROJETO DE LEI Nº 44, DE 19.06.2013
AUTORIA: Ver. Damaso
ASSUNTO: Concede Título de Cidadão Palmense ao Senhor Ademar Andrade de Oliveira.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

MATÉRIAS EM TURNO ÚNICO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.5 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Claudemir Portugal
REQUER ao Secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito:
1836/13 –a pintura de uma faixa de pedestre na Av. NS 01, em frente à Paróquia São Cristóvão;
REQUER ao Secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Trânsito:
1862/13 -  a instalação de abrigo nos pontos de ônibus da Rua 22, Quadra 146, lote 09 e na Rua 20, Quadra 116, lote 19 , no Jardim Aureny III.
1.6 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Etinho Nordeste
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1859/13 – a construção dos estacionamentos públicos nos dois lados da Av. Teotônio Segurado, no trecho que se inicia na Av. LO-13 até a LO 27.
1.7 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Emerson Coimbra
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1823//13 – a drenagem e asfaltamento da Av. LO 04, entre as Qd. 105 e 205 Norte próximo ao Shopping Capim Dourado;
1860/13 – a duplicação da Av. LO 12, entre as Qd. 301 e 401 Norte até o cruzamento com Av. Teotônio Segurado Norte.
1.8- REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Joaquim Maia
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1873/13 – a instalação de redutor de velocidade entre as Quadras 303 e 305 Norte.
1.9 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Lúcio Campelo
REQUER ao Presidente da Mesa Diretora:
1708/13 – o cumprimento da Lei 901, de 14 de junho de 2000, que institui o evento Prêmio Palmas de Comunicação,
com a finalidade de premiar os profissionais da imprensa que mais se destacaram em sua área de atuação.
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1843/13 – a iluminação da Av. LO 08 na Região Norte.
1.10- REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Major Negreiros
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1795/13 – destinar um caminhão pipa para molhar as ruas das Quadras 307 e 309 Sul.
REQUER ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos:
1811/13 – viabilizar uma equipe de limpeza na Feira do Bosque, todos os domingos, das 18h às 22horas.
1.11 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Pastor João Campos
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1851/13 – o asfaltamento da Av. LO-08, no trecho da rotatória da NS-02 até a Av. Teotônio Segurado (ao lado do Itertins).
REQUER à Secretaria de Ação Social
1854/13 – a realização de casamentos comunitários.
1.12 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Professor Júnior Geo
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1876/13 – que promova inclusões no orçamento de 2014 para garantir o pagamento de retroativos, a incorporação da Gratificação por Regência de Classe e um reajuste salarial real na remuneração dos professores da Rede Municipal de Ensino de Palmas.
1877/13 – a pavimentação asfáltica ou calçamento da Av.  “M”, em frente ao Tênis Sesc do Bairro Aureny
III, bem como o retorno do ponto de ônibus ao local de origem e a pintura de faixa de pedestres.
1.13– REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Rogério Freitas
REQUER ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos:
1354/13 – os serviços de limpeza geral dos setores Santa Helena e Aeroporto e cascalhamento da Av. Santa Rita.Elena e Aeroporto e cascalhamento da Avenida Santa Rita
REQUER à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito:
1527/13 – a sinalização de uma faixa de pedestre com elevação, em frente à Escola Municipal Pr. Paulo Leivas Macalão.
1.14 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Waldson da Agesp
REQUER ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos:
1867/13 – a instalação de lixeiras para o entorno do Espaço Cultural, Praça dos Girassóis e Av. Teotônio Segurado nas proximidades do Supermercado Big e do Colégio Positivo. Elena e Aeroporto e cascalhamento da Avenida Santa Rita
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1769/13 – disponibilizar o serviço de caminhão pipa para molhar as Ruas 48, 27 e 29 do Setor Aureny III que ainda não possuem asfalto.