Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - 25/09/2013

Sessão da Câmara Municipal de Palmas – 25/09/2013
Vereadores Presentes: Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR), Etinho Nordeste (PPS), Folha (PTN), Gerson da Mil Coisas (PSL), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV), Junior Geo (PSB), Lucio Campelo (PR), Major Negreiros (PP), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Claudemir Portugal (PPS), Emerson Coimbra (PMDB), Joel Borges (PMDB), Jucelino Rodrigues (PTC), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB).


Sessão iniciada pelo presidente da Câmara em Major Negreiros (PP), onde declarou a presente sessão como especial devido a presença dos secretários municipais Nicolau Carvalho Esteves e Luiz Fernando Freesz, a fim de trazer esclarecimentos à casa de leis sobre o projeto que visa a criação do Consorcio Público de Saúde.

Sec. Nicolau Esteves: O secretario agradece a oportunidade de prestar esclarecimentos sobre o projeto de lei, cujo foi feito através de um grande planejamento, pois segundo o mesmo não é possível gerenciar ou administrar; e acrescentou que não basta apenas o planejamento para solucionar os problemas da saúde, mas que é necessário colocar aquilo que está no papel em prática. O secretario expôs ainda o que é o consorcio e como Palmas arcas com os custos de munícipes de cidades que ficam ao seu entorno, onde segundo ele, para melhorar a saúde municipal deve-se antes melhorar a situação desses, investindo na atenção primária. Foi lembrado pelo secretário os benefícios econômicos do projeto, uma vez que os municípios que participarão do consorcio terão que ajudara custear a prestação de serviço ofertada.

Sec. Luiz Fernando: O secretario trouxe à Câmara a apresentação do projeto de lei, que tem como marco legal a lei 1.107. Apresentou o seu conceito, as suas demandas, as áreas a serem afetadas, os fatores que influenciam a saúde, o que o consorcio irá fazer e quem, no seu parágrafo 2º, poderá participar.  O secretario executivo finaliza sua explanação agradecendo aos vereadores e afirmando que Palmas só tem a ganhar com o Consorcio.

Ver. Joaquim Maia (PV): O vereador cumprimenta a todos os presentes, agradece a presença do secretario, e lembra que o projeto de lei passa pela autorização da câmara e por isso o zelo de buscar esclarecimentos junto à secretaria de saúde. Porem o vereador expôs a sua preocupação quanto à diferença de escala, pois a população de Palmas é maior que dos outros municípios, o que fará Palmas arcar com um custeio muito maior. Outro ponto questionado pelo vereador é como verdadeiramente poderá melhorar o atendimento para a comunidade.

Ver. Folha (PTN): O vereador cumprimenta a todos e se diz satisfeito com os esclarecimentos prestados pelos secretários, lembrando ainda da fama que Palmas possui de custear a prestação de serviços públicos para a comunidade de outros municípios, e questiona se Palmas terá que custear também o transporte para esse moradores. O parlamentar finaliza expondo que seu voto será favorável ao projeto.
Ver. Damaso (PR): O vereador cumprimenta a todos os presentes, agradece a visita do secretário e já declara que seu voto será favorável ao projeto; Porém ressalva a sua apreensão quanto ao consorcio, tendo em vista que só foi apresentado os lados positivos do projeto como fazem nas campanhas eleitorais, e teme os possíveis pontos fracos.

Ver. João Campos (PSC): O vereador cumprimenta a todos e afirma estar honrado com a presença do secretário, mas questiona o projeto no tocante a estrutura nesse primeiro momento, se irá existir uma sede ou um prédio que atenderá a comunidade num período curto de tempo. O vereador finaliza parabenizando o secretário pelo projeto de lei.

Ver. Lúcio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos em especial ao secretario, e lembra a importância do consorcio para a saúde municipal, pois segundo o parlamentar irá regulamentar o que já acontece de forma disforme, mas questiona as melhorias para a cidade de Palmas, uma vez que ele é vereador da capital, e observa a população das regiões mais carentes desse serviço lhe pedindo uma resposta.

Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador cumprimenta a todos e agradece a presença dos secretários. O nobre diz que é necessário se fazer uma audiência publica para discutir o mérito e reafirma que a casa não é contra o consorcio, e prefere discutir o assunto em audiência pública, afirmando ainda que não se pode votar no projeto sob pressão, mas e deve-se cumpri os prazos rudimentares.

Ver. Junior Geo (PSB): O vereador cumprimenta a todos e lembra que o projeto de lei na teoria é muito bom, mas pede para que o projeto não fique apenas no papel ou se torne apenas falácias. O vereador afirmou ainda ser favorável a aprovação do Consorcio.

Ver. Waldson da Agesp (PT): O vereador cumprimenta a todos e diz-se “90% favorável” a aprovação do projeto de lei, porém reafirma a preocupação dos demais vereadores, como a falta de atendimento nas UPA’s e pede mais atenção por parte da gestão para com a saúde básica do município.

O secretario agradece os vereadores pela oportunidade e pelas sugestões expostas, mas pele celeridade na votação do projeto de lei. A sessão especial foi encerrada pelo presidente. A sessão ordinária foi encerrada por falta de tempo rudimentar.