Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - 26/09/2013

Sessão da Câmara Municipal de Palmas – 25/09/2013
Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Damaso (PR), Etinho Nordeste (PPS), Folha (PTN), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV), Junior Geo (PSB), Lucio Campelo (PR), Major Negreiros (PP), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Cleiton Cardoso (PSL), Emerson Coimbra (PMDB), Gerson da Mil Coisas (PSL), Joel Borges (PMDB), Jucelino Rodrigues (PTC), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB).


Sessão iniciada pelo presidente da Câmara em Major Negreiros (PP), onde declarou que a leitura da ata da sessão anterior será lida na próxima sessão. O segundo secretário Claudemir Portugal (PPS) realizou a leitura do texto bíblico, das matérias de expediente e a apresentação de matérias, logo depois, o presidente passou para as discussões.

Ver. Lúcio Campelo (PR): O Vereador cumprimenta a todos e expõe seu pesar sobre o falecimento do jornalista Salomão Wenceslau, lembrando a sua importância como um grande comunicador e colaborador para Palmas sendo um de seus pioneiros. O vereador afirmou que esteve ontem (25/09/13) reunido com funcionários municipais, onde segundo o vereador se mostraram preocupados com o Prev Palmas, pois esse ano não teria tido receita ou lucro com aplicações; para o parlamentar isso poderá a prejudicar a aposentadoria dos servidores, por isso cobra do Prefeito mais atenção, já que a inércia da gestão tem feito os servidores perderem cerca de dezoito milhões na previdência.

Ver. Folha (PTN) pede aparte: O vereador diz que o par tem razão na sua colocação, porém diz que os cálculos não estariam corretos. Acrescentou ainda que o Prev Palmas tem se movimentado buscando um novo banco para aumentar os investimentos, pois segundo o vereador, não houve prejuízos. O parlamentar parabenizou o colega pela exposição.

Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador sobe à tribuna cumprimentando a todos os presentes, relembrando o luto do estado pela perda de seu pioneiro e jornalista Salomão Wenceslau, deixando seu voto de pesar a toda a família e amigos. O Parlamentar reafirma que no caso do Prev Palmas quem está perdendo pela inércia do poder público é o próprio servidor. O vereador expôs ainda a sua preocupação pelos servidores da educação municipal que nessa semana anunciaram que entrariam de greve, e pede para que a gestão dialogue com os servidores e que não apenas decrete as mudanças sem tentar chegar a um acordo. O vereador leu ainda matérias expostas na mídia onde o presidente do SINTET afirma que desde que o prefeito assumiu houve retrocesso, o nobre declarou ainda que não é saudável o prefeito manter os altos salários de secretários e descontar nos servidores as dificuldades econômicas da gestão.

Ver. Junior Geo (PSB): O vereador cumprimenta a todos, parabeniza o vereador Joaquim Maia pelo se aniversário, e lembra que na semana anterior a Defensoria Pública entrou em contato com o  seu gabinete pela falta de vagas em creches municipais, ainda na mesma semana o vereador procurou a secretaria de educação Berenice Barbosa, que se comprometeu a ir à Câmara a fim de prestar esclarecimentos, no entanto, não teve retorno da secretaria de educação. Por esse motivo o vereador pede a mesa diretora para que faça um convite à secretária pra que essa compareça à casa de leis a fim de sanar os problemas. O nobre expôs ainda a situação da comunidade da quadra da 1306 sul que informou que os equipamentos da academia a céu aberto foram retirados sem aviso prévio, o vereador finalizou sua fala parabenizando a ex-secretário Samuel Bonilha pela seu trabalho feito ate então; e lembrou o seu apoio aos servidores da educação.

Ver. Folha pede aparte (PTN): O vereador diz que o poder executivo tem buscado de forma coerente manter o orçamento ajustado e diz que o prefeito estava apenas aguardando as reivindicações do sindicato.

Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador cumprimenta a todos e lembra o luto pela perda do jornalista Salomão Wenceslau. O Parlamentar afirmou que entrou em contato com a secretária Berenice Barbosa e marcou uma reunião com ela na próxima segunda-feira (30) na Câmara a fim de prestar esclarecimentos aos vereadores. O nobre acrescentou ainda que não existe vicio ou ilegalidade no aumento da carga horária, e afirma ainda que sempre existe reunião entre a secretaria e os servidores a fim de buscar a solução.

Ver. Joaquim Maia (PV): O vereador cumprimenta a todos e expõe o seu pesar pelo falecimento do jornalista Salomão Wenceslau. O vereador lembrou da situação da educação onde segundo ele apesar de haver diálogos, não está satisfazendo os servidores que nessa semana deram o indicativo de greve.


Ver. Folha (PTN): O vereador cumprimenta a todos e questiona a fonte que disse que o deputado Wanderlei Barbosa foi o responsável pela demissão do ex-secretário Samuel Bonilha,o parlamentar afirma ainda que essa informação não é verdadeira. O nobre lembra que a demanda da população buscando as creches da capital aumentou, porem a gestão tem buscado solucionar os problemas, e disse que a secretária de saúde não é submissa ao conselho gestor, mas que é “refém do orçamento”.