Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - 19/09/2013

Sessão da Câmara Municipal de Palmas – 19/09/2013

Vereadores Presentes: Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR), Etinho Nordeste (PPS), Folha (PTN), Gerson da Mil Coisas (PSL), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV), Jucelino Rodrigues (PTC), Junior Geo (PSB), Major Negreiros (PP), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Claudemir Portugal (PPS), Emerson Coimbra (PMDB), Iratã Abreu (PSD), Joel Borges (PMDB), Lucio Campelo (PR), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB).


Sessão iniciada pelo presidente da Câmara em Major Negreiros (PP), onde declarou que a leitura da ata da sessão anterior será lida na próxima sessão. O primeiro secretário, Ver. Joaquim Maia (PV) realizou a leitura do texto bíblico, a leitura das justificativas de ausência e das matérias expedientes. O presidente solicita ao segundo secretário em exercício, ver. Gerson da Mil Coisas (PSL) que cite os vereadores inscritos para as discussões parlamentares.  

Ver. Folha (PTN): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e lembra que ontem apresentou um projeto de lei que visa regulamentar os pequenos comércios responsáveis pela venda de chambarí na capital, projeto esse que segundo o vereador irá valorizar a cultura gastronômica da região, gerar mais empregos e melhorar as condições de trabalho daqueles que já sobrevivem através da venda dessa comida típica.

Ver. Damaso (PR) pede aparte: O vereador parabeniza o colega pela iniciativa e lembra que o chambarí além de ser uma comida que faz parte da nossa cultura, é também reconhecido nacionalmente por seu sabor único, como já foi visto em reportagens de veículos nacionais.

Ver. Joaquim Maia (PV) pede aparte: O vereador parabeniza o projeto do par, e afirma que acima de tudo o projeto visa à valorização de um prato típico onde segundo as palavras do parlamentar “se identifica com o nosso povo e com a nossa região”, o vereador afirmou ainda que essa medida irá divulgar a cultura do nosso estado.

Ver. Jucelino Rodrigues (PTC) pede aparte: O vereador também parabeniza a ação do colega, e aproveita para lembrar os demais pares dos pequenos empresários que tiveram seus comércios fechados por fiscais da prefeitura e pede a humanização da fiscalização, tendo em vista que é necessário fiscalizar, mas também é preciso oferecer uma solução para solucionar o problema.

Ver. Gerson da Mil Coisas (PSL) pede aparte: O vereador parabeniza o projeto e sugere que seja incluído também os vendedores de espetinho que hoje são muitos na capital.

Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e lembra que estamos em ano pré-eleitoral, e nesse período existem movimentação por parte daqueles que pleiteiam se candidatar, seja formação de alianças e parcerias ou projetos de ação para campanha. O parlamentar cita a senadora Kátia Abreu, que nos últimos dias tem sido chamada pelo PMDB para formar alianças e até se filiar ao partido; Segundo o vereador existem fontes e matérias onde a senadora havia sido chamada pelo líder nacional do PMDB para sair como candidata a governo para 2014, participando inclusive de reuniões com os lideres nacionais e regionais desse mesmo grupo partidário. Ressaltou ainda que os filiados dos PSD estão perdidos e sem orientação, vendo a líder do partido sentada na bancada do PMDB sem esclarecer em qual palanque os filiados estarão no próximo ano. Outro ponto que o vereador julgou importante de ser lembrado é a exclusão da duplicação da BR 153 dos planos do governo federal, onde segundo o vereador vai deixar o Tocantins vendo o progresso passar ao longe.

Ver. Joaquim Maia (PV): Cumprimenta a todos os presentes, e lembra que dia 21 desse mês é comemorado o dia da árvore, ressalta a importância da conscientização da população e recorda do requerimento enviado a prefeitura, do qual segundo o vereador ainda não teve resposta, onde o parlamentar solicita o plantio de arvores típicas da nossa região, a fim de amenizar o forte calor o para os pedestres que circulam pela capital. O vereador lembra ainda da visita feita as obras inacabadas nas quadras 1304 e 1306 sul, afirmando que empresas que deixam as obras sem término, devem ser tratadas com maior cuidado.

 Ver. Waldson da Agesp (PT) pede aparte: O vereador afirma que o verdadeiro problema dessas obras que estão abandonadas é a burocracia e diz que é necessário ter mudanças na lei de licitações, para evitar empresas que entrem no processo de má fé.

Ver. Etinho Nordeste (PPS) pede aparte: O vereador pontua que os apadrinhamentos dessas empresas não podem existir, e que essa situação deve ser revista.

Ver. João Campos (PSC): Cumprimenta a todos os presentes e lembra o discurso do vereador Valdemar Junior onde disse ter sido interessante, porem segundo ele, as questões do PMDB já foi resolvida. Lembra ainda da BR 153 e sugere que a bancada política do Tocantins se reúna em prol do tema. O vereador finaliza parabenizando a prefeitura de Palmas por ter agilizado as questões legais do programa VIVER SEM LIMITES.

Ver. Waldson da Agesp (PT): O vereador aproveita a oportunidade para lembrar do dia mundial sem carro, que irá acontecer no dia 22 de setembro.

Ver. Junior Geo (PSB): O vereador cumprimenta a todos e afirma que falou com a secretária da educação municipal, pedindo esclarecimentos sobre a atual situação da educação no município, e esta garantiu que enviará um oficio à Câmara, a fim de prestar esclarecimentos.

Não havendo quórum para votação da ordem do dia, e nem vereadores inscritos para comunicados, o presidente encerra a a presente sessão.