Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - 24/09/2013

Sessão da Câmara Municipal de Palmas – 24/09/2013

Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Damaso (PR), Etinho Nordeste (PPS), Folha (PTN), Gerson da Mil Coisas (PSL), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV), Junior Geo (PSB), Lucio Campelo (PR), Major Negreiros (PP), Valdemar Junior (PSD), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Cleiton Cardoso (PSL), Emerson Coimbra (PMDB), Joel Borges (PMDB), Jucelino Rodrigues (PTC), Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (PMDB).


Sessão iniciada pelo presidente da Câmara em Major Negreiros (PP), onde segundo secretário, Ver. Claudemir Portugal (PPS) realizou a leitura do texto bíblico e a leitura da ata da sessão anterior, logo em seguida o primeiro secretário Ver. Joaquim Maia (PV) fez a leitura das matérias expedientes. O presidente solicitou ao segundo secretário que citasse os vereadores inscritos para as discussões parlamentares.  

Ver. Lucio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e parabeniza os fiscais de trânsito que estavam presentes exaltando a importância destes para a sociedade. O vereador lembra o requerimento (119) feito à secretaria de educação a fim de resolver o problema de saneamento da escola municipal Caroline Campelo, onde segundo o parlamentar teria uma fossa estourada causando mau cheiro e prejudicando tanto a comunidade escolar como a população que mora nas proximidades. O nobre afirmou que a resposta vinda da secretaria foi negativa com a justificativa de não haver dinheiro para realizar os reparos, o vereador disse ainda que “falta vontade” para resolver a situação.

Ver. Folha (PTN) pede aparte: O vereador lembra a necessidade de convidar a secretária de educação Berenice Barbosa, a fim de prestar esclarecimentos sobre a atual situação da educação municipal.

Ver. Lucio Campelo (PR): O vereador finaliza sua fala pedindo ao prefeito Carlos Amastha ter sensibilidade e dar mais condições de trabalho aos agentes da ATTM e lembrando aos pares do projeto de lei que cria o novo código tributário na capital, porém o vereador alertou quanto ao regime de urgência tendo em vista o curto prazo para estudar o projeto dessa grandiosidade.

Ver. Iratã Abreu (PSD) pede aparte: O vereador diz que o projeto não deve ser votado em regime de urgência e diz que a gestão deveria ter discutido anteriormente com os parlamentares. Alegando ainda ser uma falta de respeito com a casa.

Ver. Junior Geo (PSB) pede aparte: O vereador concorda com as afirmações do vereador Lucio Campelo e afirma que a preocupação do par é também a preocupação de todos os vereadores.

Ver. Claudemir Portugal (PPS): O vereador cumprimenta a todos os presentes e em especial aos agentes de transito, e lembra a importância da Semana Nacional de Transito e pede para que todos se comprometam por um trânsito melhor. O parlamentar afirmou que foi procurado pela associação dos proprietários de carro de som pedindo a regulamentação dos carros de som, para que não haja excessos ou incomode a população e tenha cursos de capacitação para os motoristas dos veículos para que estes não sejam deselegantes.

Ver. Damaso (PR) pede aparte: O vereador parabeniza o colega e reafirma a importância dessa regulamentação, e lembra que o poder executivo tem deixado de cumprir o seu papel de órgão fiscalizador.

Ver. Waldson da Agesp (PT): O vereador cumprimenta a todos e sobe a tribuna lembrando o edital que irá contratar a nova empresa que será responsável pela coleta de lixo da capital, o vereador expos o edital onde houve a ampliação da prestação de serviços atendendo todos os bairros do município, tanto da zona urbana como na zona rural. Porém a preocupação do vereador é no tocante aos funcionários que são moradores palmenses, e solicita por parte do prefeito mais atenção com as condições de trabalho desses que serão contratados.

Ver. Joaquim Maia pede aparte (PV): O vereador afirma que a prefeitura é responsável pelo bom funcionamento da coleta de lixo, e que a atual empresa deve arcar com o compromisso de coleta até que tudo esteja resolvido.

Ver. Iratã (PSD): O vereador cumprimenta a todos e lembra o valor dos fiscais de trânsito para a população. O parlamentar cita o edital lançado pelo decreto 571 publicado no Diário Oficial do dia 12 de setembro de 2013, onde todos os servidores municipais perderam as gratificações e tiveram suas férias adiadas até o dia 31 de dezembro de 2013. O nobre disse ainda que a prefeitura não pode punir o servidor pelo inchaço na folha de pagamento, e se a prefeitura pretende conter gastos deveria cortar os altos salários dos comissionados, secretários e assessores.

Ver. Folha (PTN) pede aparte: O vereador afirma que o colega tem razão quanto ao requerimento, onde a gestão deve cumprir a lei de responsabilidade fiscal.

Ver. Major Negreiros (PP) pede aparte: Cumprimenta a todos os presentes, e lembra que os policiais militares estão enfrentando o mesmo problema com o governo do estado, pois estes estão sem gratificação, e sem horas extras.

Ver. Etinho Nordeste (PPS): O vereador cumprimenta a todos e diz que o que o leva a tribuna é o pedido de voto de congratulação a Associação de Alzheimer que vem ajudando a população a lutar e se conscientizar contra essa doença. O vereador deu ainda o seu testemunho de quem convive com o portador de Alzheimer e se emocionou a receber o apoio dos colegas.

Ver. Joaquim Maia (PV): O vereador sobe a tribuna e cumprimenta a todos os presentes em especial aos ficais de transito que acompanhavam a sessão, e expõe a falta de estrutura das escolas, em especial nas salas de aula, onde segundo o mesmo, o calor forte gera desconforto a alunos e professores prejudicando o rendimento escolar, o parlamentar solicita umidificadores de ar nas salas de aula, melhorando as condições para aqueles que a usam.

Ver Junior Geo (PSB): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e diz-se feliz com uma nota enviada pelo governo onde este irá entregar cem novas ambulâncias para o interior do estado, porém o vereador afirma que as promessas devem ser cumpridas, e não se tornarem apenas promessas; O parlamentar lembrou os demais pares que as atuais condições das unidades móveis estão precárias e não tem atendido a população com qualidade. O vereador solicita aos colegas que dia 15 de outubro seja declarado feriado aos trabalhadores da educação.

Ver. João Campos (PSC): Cumprimenta a todos os presentes e pontua sobre o rodízio do abastecimento de água que vem acontecendo na capital, solicitando a presença de um representante da Foz Saneatins, a fim de prestar esclarecimentos à população palmense.

Ver. Junior Geo pede aparte (PSB): O vereador aproveita a oportunidade para lembrar que uma das escolas de Palmas, Cora Coralina, ficará sem o abastecimento de água por toda à tarde, e questiona como os alunos do período vespertino poderão assistir às aulas.

Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador cumprimenta a todos na pessoa do presidente e parabeniza os agentes de Transito pelo bom trabalho que prestam à população Palmense. O vereador disse ainda que em todo o estado os prefeitos estão com dificuldade para administrar a maquina pública, O vereador disse ainda que quando se está no limite prudencial, deve-se cortar gastos onde realmente irá fazer diferença na folha; O vereador lembra ainda da dificuldade enfrentada pelas escolas e creches que estão sofrendo com a falta de abastecimento de água.





MATÉRIAS EM PRIMEIRO TURNO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO


1.1 – PROCESSO Nº. 26/2013 PROJETO DE LEI Nº 11, DE 05.03.2013
AUTORIA: Ver. Rogério Freitas
ASSUNTO: Dispõe sobre a dispensa de autenticação em cartório das cópias de documentos exigidas por órgãos integrantes da Administração Pública Municipal de Palmas.
PARECERES: Favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura.
 1.2 – PROCESSO Nº. 88/2013 PROJETO DE LEI Nº 46, DE 26.06.2013
AUTORIA: Ver. Pastor João Campos
ASSUNTO: Declara de Utilidade Pública Municipal o Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da
                    Região Amazônica – IDAHRA.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
(com emenda)

1.3 – PROCESSO Nº. 022/2013 PROJETO DE LEI Nº 08, DE 28.02.2013
AUTORIA: Ver. Lúcio Campelo
ASSUNTO: Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas responsáveis pelo recolhimento de galhadas a destiná-las as cerâmicas habilitadas na nossa Capital.
PARECERES: Favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Políticas Públicas Sociais (com emenda)

MATÉRIAS EM TURNO ÚNICO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.1 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Claudemir Portugal
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1895/13 – a criação de um selo PPA, para identificar as obras ou ações que foram solicitadas pela comunidade nas plenárias do PPA Participativo.
 1.2 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Damaso
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1905/13 – a revitalização da Praça da Igreja Matriz de Taquaralto, com a construção de quiosques, playground e sanitários públicos.
1.3 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Etinho Nordeste
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1907/13 – a construção da praça na APM 05, no Jardim Aureny IV e instalação da academia popular ao ar livre.
 1.4 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Folha
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
177/13 – serviço de tapa buraco entre as Quadras 603 e 605 Norte na AV. LO 05;
194/13 – a manutenção na rede de iluminação pública na Quadra 605 Sul, Alameda 30;
1868/13 – a colocação de uma faixa de pedestre e semáforo enfrente ao Hospital Osvaldo Cruz.
 1.5 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Major Negreiros
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1809/13 – a instalação de placa de identificação da Quadra 1204 sul;
1810/13 – a construção de pista para ciclistas e calçada para pedestres nas Quadras 1204 e 1206 Sul.
 1.6- REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Pastor João Campos
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1865/13 – a construção do Posto de Saúde na Quadra 305 Norte.