Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sessão da Câmara Municipal 05/09/2013


Vereadores Presentes: Cleiton Cardoso (PSL), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (PPS), Gerson da Mil Coisas (PSL), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV), Joel Borges (PMDB), Jucelino Rodrigues (PTC), Junior Geo (PSB), Lucio Campelo (PR), Rogério Freitas (PMDB), Valdemar Junior (PSD). Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Claudemir Portugal (PPS), Damaso (PR), Folha (PTN), Major Negreiros (PP), Marilon Barbosa (PSB).
Sessão Iniciada pelo presidente da Câmara em exercício, Ver. Emerson Coimbra (PMDB), com a leitura do texto bíblico pelo 1º secretário, Ver. Joaquim Maia (PV), e leitura da ata da sessão anterior pelo 2º secretário, Ver. Rogério Freitas (PMDB); O Ver. Joaquim Maia como 1º secretário da sessão, destacou os motivos pela ausência dos colegas faltosos e fez a leitura das matérias apresentadas. O 2º secretário, Ver. Rogério Freitas (PMDB) cita os vereadores escritos para as discussões parlamentares.
Ver. Lúcio Campelo (PR): O vereador inicia a discussões parlamentares cumprimentando todos os presentes e expondo sua preocupação com a falta de iluminação nas principais vias que cortam a região norte e nordeste da capital, as LO 14, LO 12 e LO 08, o vereador afirma que a falta de iluminação nessas vias é o principal fator para violência nessas regiões.  O vereador parabenizou a atual gestão municipal, dizendo que apesar das divergências políticas ele não faria oposição cega, tendo em vista que a prefeitura honrou os investimentos e continuou as obras da NS 1, que segundo ele é de grande importância para a população. E aproveitou a oportunidade para cobrar as obras que inda estão inacabadas tanto na saúde como na educação municipal, e relembrar as demais regiões que ainda não foram beneficiadas. O vereador diz preocupar-se com a falta de autonomia dos secretários, citando em especial a secretária de Educação Berenice, lembrou ainda que os professores merecem melhor condições de trabalho para que a educação aconteça com qualidade.
Ver. Joaquim Maia (PV): O vereador cumprimenta a todos os presentes na presença do Ver. Rogério Freitas, e relembra um requerimento aprovado anteriormente pelos pares vereadores, onde o secretário de Saúde, Nicolau Esteves foi convidado a tratar sobre um projeto de lei que se refere a um Consócio Municipal de Saúde, o parlamentar alertou que o projeto está caminhando nas comissões e que logo estará disponível para a apreciação da Câmara Municipal, Porem o vereador julgou que o projeto do Consócio ainda não possui segurança jurídica e nem legislativa para se concretizar e melhorar os atendimentos na parte de média complexidade, e por isso ele aguarda a visita do secretario de saúde para que possa ser discutida a melhor maneira de melhorar o atendimento da população. Aproveitando a oportunidade o parlamentar lembrou a ação da Guarda Metropolitana nessa Terça-feira (03/09/2013), e expos e sua preocupação, afirmando que os fatos devem ser apurados, se houve ou não excessos por parte dos policiais.

Ver. Iratã Abreu (PSD) pede aparte: O vereador abre sua fala informando aos demais colegas que não adiantaria culpar apenas a Guarda Metropolitana, uma vez que estes estavam ali cumprindo ordens de superiores e principalmente do chefe do executivo. O parlamentar lembrou ainda que vários assessores da assessoria de governo estavam presentes durante a desocupação do movimento “Ocupa Palmas”, portando se deve responsabilizar quem de fato coordenou a ação, que de segundo o vereador o principal responsável é o secretário municipal Tiago Andrino.
Ver. Lucio Campelo (PR) pede aparte: O vereador lembrou que o Secretário Tiago Andrino havia garantido que não interveria no movimento, porem isso não aconteceu, segundo as suas próprias palavras o secretário “pisou no próprio tomate”.
Ver. Joaquim Maia (PV): Em resposta aos colegas, o vereador reafirmou que os fatos devem ser apurados, e que todos os envolvidos devem responder segundo suas ações.
Ver. Junior Geo (PSB): O vereador cumprimenta a todos os presentes e expõe a seus pares sua preocupação a respeito da situação dos professores da rede pública municipal, solicitando a incorporação salarial da gratificação (GRC) para que estes tenham mais dignidade. Outro ponto que o vereador lembrou é que professores precisam repor a aula que não puderam dar, porem apresentaram atestado médico; Segundo o vereador a legislação trabalhista resalva o servidor de repor essa aulas e por isso solicita que estes não precisem.
Ver. Rogério Freitas (PMDB) pede aparte: O vereador parabeniza o colega pela colocação e concorda com o que o mesmo expos, resaltando ainda que hoje os professores são pressionados por diretores para que estes possam cumprir todos os dias letivos e que as reposições são apenas “faz de conta”.
Ver. Junior Geo (PSB): Finalizando, o vereador afirma que existem dificuldades na capitação e aplicação de recursos para o IFTO, e pede a alteração do solo e incorporação do solo da Avenida LO 05- A ao patrimônio do IFTO.
Ver. Valdemar Júnior (PSD): O vereador cumprimenta todos os presentes e se mostra contra a votação da Assembleia Legislativa que rejeitou as contas dos ex- governadores Marcelo Miranda e Carlos Henrique Gaguim, ambos do PMDB; Para o vereador “foi articulação de bastidores”. Levantando ainda a suspeita de alteração no painel eletrônico.
Ver. Junior Geo (PSB) pede aparte: O vereador lembra o projeto de voto aberto, que ajudaria a acabar com articulações que possam interferir na veracidade das sessões e ir contra ao que a população espera.
Ver. Valdemar Júnior (PSD): O vereador finaliza parabenizando a colocação do colega e diz concordar com o projeto de voto aberto. O parlamentar disse ainda que o Supremo Tribunal Federal deveria ter analisado melhor a realidade da região antes de ter condenado o ex-governador Marcelo Miranda.
Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador Cumprimenta a todos os presentes e também defendeu o projeto de voto aberto lembrando que todos os fatos devem ser apurados, porem a votação da Assembleia é valida. O vereador trouxe ainda o pedido dos pais de alunos da escola municipal Francisca Brandão Ramalho na 1204 sul, que fizeram um manifesto solicitando a volta dos guardas diurnos que foram demitidos, tendo em vista que são crianças da educação infantil e precisam de segurança. O Vereador informou ainda que irá procurar a secretária de Educação Berenice Barbosa para esclarecimentos.


Requerimentos Aprovados:
1.1 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Etinho Nordeste
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1838/13 – a colocação de lixeiras na Praça da Quadra 108 Norte;
1839/13 – a colocação de cadeiras de rodas nas Unidades de Saúde da Família da Região Norte;
1840/13 – a colocação de cadeiras de rodas nas Unidades de Saúde da Família da Região Central.
 1.2 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Joel Borges
REQUER a Mesa Diretora:
480/13 – a criação de uma Comissão Parlamentar Temporária de Acompanhamento dos Trabalhos dos Órgãos de Segurança Pública na jurisdição de Palmas.

1.3 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Jucelino Rodrigues
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1575/13 – um ponto de apoio para os Vereadores junto ao AMA – Amigos do Meio Ambiente;
1660/13 – o encascalhamento e o patrolamento do Setor Santa Fé II;
1661/13 – a conclusão asfáltica da Rua P-8, do Setor Sol Nascente.

1.4 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Pastor João Campos
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1763/13 – colocação de placas de advertência no trajeto antes da descida da Serra de Taquaruçu e em todo o percurso;
1817/13 – a implantação da rede de distribuição de energia na Quadra ARSO 64.
 1.5 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Professor Júnior Geo
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1007/13 – a alteração do uso do solo e incorporação da Avenida LO 05-A ao patrimônio do IFTO;
1008/13 – a divulgação, junto à população desta cidade, do cronograma de serviços públicos a serem executados pelo Poder Executivo.