Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - 03/10/2013

Sessão da Câmara Municipal de Palmas – 03/10/2013

Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Damaso (PR), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (Sem Partido), Junior Geo (Sem Partido), Joel Borges (PMDB), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV), Lucio Campelo (PR), Major Negreiros (PP), Jucelino Rodrigues (PTC), Marilon Barbosa (PSB), Waldson da Agesp (PT).

Vereadores Ausentes: Cleiton Cardoso (PSL), Folha (PTN), Gerson da Mil Coisas (PSL), Valdemar Junior (PSD), Rogério Freitas (PMDB).


Sessão iniciada pelo presidente da Câmara Ver. Major Negreiros, onde declarou que a leitura da ata da sessão anterior será encaminhada aos gabinetes parlamentares devido à falta de quórum. O primeiro secretário ver. Joaquim Maia fez a leitura do texto bíblico, das matérias de expediente e da apresentação de matérias. O presidente abriu para discussões parlamentares pedindo para o segundo secretário, Ver. Claudemir Portugal, citar os vereadores inscritos.

Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e lembra que amanhã (04/10/13) será o dia nacional do agente de saúde, o vereador fez o pedido de voto de congratulação reassaltando a importância destes profissionais para a sociedade. O vereador acrescenta que o concurso da prefeitura é positivo, pois irá aumentar o efetivo de agentes que segundo o mesmo é defasado. O parlamentar acrescentou esperar melhorias para o próximo ano.

Lúcio Campelo (PR): O vereador cumprimentou a todos os presentes, e lembrou os colegas do convite feito ao secretario de finanças do município com o propósito de sanar as dúvidas sobre o novo código tributário de Palmas, o parlamentar justificou que os vereadores não possuem conhecimento técnico para aprovar um projeto que mexe com todos os munícipes. O vereador acrescenta ainda que é necessário contratar temporariamente um especialista em direito tributário para auxiliar os vereadores de forma que não existam erros.

Ver. Juscelino Rodrigues (PTC) pede aparte: O vereador se diz preocupado, pois tem medo do aumento do IPTU fazer de Palmas “uma cidade fantasma”, já que o palmense depende do poder público como maior fonte de renda para as famílias.

Ver. Iratã Abreu (PSD) pede aparte: O vereador diz que a colocação do par é pertinente pois é um assunto que os vereadores desconhecem e pede o olhar de um especialista em direito tributário para dar a resposta certa a população.

Ver. Lúcio Campelo (PR): O vereador finaliza a sua fala expondo que a vigilância sanitária de Palmas não tem feito as visitas técnicas devido às más condições de trabalho, o parlamentar pede a solução dos problemas a favor da população, em especial dos comerciantes.

Ver. Claudemir Portugal (PPS): O vereador cumprimenta a todos e diz apoiar a colocação do par Lucio Campelo, já que a população tem buscado regularizar o seu comercio e não tem conseguido. O vereador lembra o pedido feito à prefeitura para vincular através de convenio o hospital Padre Luso, pois é uma instituição filantrópica que atende toda a população da região sul de Palmas e tem passado por dificuldades financeiras e corre o risco de fechar. O vereador disse ainda que o secretario municipal de saúde “comprou” a ideia de convênio, pois é uma instituição que muito faz pela comunidade.

Ver. Junior Geo (sem partido): O vereador cumprimenta a todos e comunica o seu desligamento do PSB, alegando que estava incomodado com a atual situação do partido, apesar de ser muito grato a sigla o vereador afirmou que infelizmente existe falta de respeito para com os filiados que são comunicados das ações do partido através da mídia, confirmando a falta de comunicação interna. O parlamentar acrescentou que está buscando um partido que tenha bandeira contrária à gestão do governador Siqueira Campos e reafirma que está fora do PSB.

Ver. Marilon Barbosa (PSB) pede aparte: O vereador parabenizou o colega pelo excelente trabalho prestado ao partido e diz que o vereador conseguiu alcançar as metas desejadas.

Ver. Junior Geo (sem partido): O vereador finaliza dizendo que esteve em um seminário na UFT do curso de comunicação social, onde foi apresentado um trabalho que mostra Palmas por um ângulo que as pessoas não estão acostumadas a ver, segundo o vereador os estudantes mostraram a cidade desordenada, esquecida e sem planejamento, e pede uma moção de aplauso à turma e professores responsáveis pela iniciativa.

Ver. João Campos (PSC): O vereador cumprimenta a todos na pessoa do presidente. E lembra que nesta semana o Tocantins faz 25 anos, lembrou ainda que  acontecerá a convenção da igreja Assembleia de Deus nesse final de semana e convida a todos para se fazerem presentes ressaltando a importância do evento.

Ver. Damaso (PR): O vereador cumprimenta os presentes e reafirma a importância de trazer um tributarista à casa de leis devido a importância do projeto do novo código tributário para todos os palmenses. O nobre recomenda ainda que todos os colegas participem da reunião que acontecerá na próxima terça com o secretario de finanças. O parlamentar pede a gestão “maior zelo” do ginásio de esportes Airton Sena e do seu entorno, que deve servir à comunidade da região sul da capital.

Não havendo quorum para a votação da ordem do dia e não havendo vereadores inscritos para a comunicação parlamentar o presidente encerra a sessão convocando outra para data e hora rudimentar.