Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sessão da Câmara dos Vereadores - 09/10/2013

Sessão da Câmara Municipal de Palmas – 09/10/2013
Vereadores Presentes: Claudemir Portugal (PPS), Cleiton Cardoso (PSL), Damaso (PR), Emerson Coimbra (PMDB, Etinho Nordeste (PPS), Folha (PTN), Joel Borges (PMDB), Junior Geo (PROS), Iratã Abreu (PSD), Joaquim Maia (PV), Lucio Campelo (PR), Gerson da Mil Coisas (PSL), Marilon Barbosa (PSB), Valdemar Junior (PSD), Rogério Freitas (PMDB).

Vereadores Ausentes: João Campos (PSC), Major Negreiros (PP), Jucelino Rodrigues (PTC), Waldson da Agesp (PT).

Sessão iniciada pelo presidente da Câmara em exercício, Ver. Emerson Coimbra (PMDB) onde o primeiro secretário ver. Joaquim Maia (PV) fez a leitura do texto bíblico, das matérias de expediente e da apresentação de matérias. O presidente abriu para discussões parlamentares pedindo para o segundo secretário, Ver. Claudemir Portugal (PPS), citar os vereadores inscritos.

Ver. Iratã Abreu (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes, e expõe aos colegas que leu através da mídia, uma noticia que trazia a fala do presidente do sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação Pública e Urbana do Tocantins (Sintecap-TO), onde este afirmava que os parlamentares da câmara municipal de Palmas estavam usando a situação da empresa TERRA CLEAM e a categoria para fazer política, o parlamentar expôs que ele e os demais pares estão fazendo o papel que lhes cabe, que é representar e apoiar a população, o nobre acrescenta ainda que o presidente do sindicato está do lado errado, tendo em vista que está defendendo o patrão e não o trabalhador: “O senhor Eliseu (presidente do sintecap-TO) está na verdade do lado errado. Ele está defendendo a empresa e não a categoria. Como alguém que preside um sindicato vai para a imprensa defender a empresa e não a categoria? É a primeira vez que vejo um sindicato ao lado do patrão e não do trabalhador”. O vereador finaliza sua fala informando que não será o presidente que irá para o seu trabalho, e requer verbalmente a presença do sindicalista a fim de prestar esclarecimentos.

Ver. Lucio Campelo (PR): O vereador cumprimenta a todos os presentes e lembra que ontem (08/10/13) esteve na região norte da capital, onde constatou que as avenidas estão limpas, os meio-fios estão pintados, porém dentro das quadras a limpeza está abandonada, e o que lhe preocupa são as demissões de vários servidores; o parlamentar diz que mesmo sendo oposição ele reconhece que em relação a gestão anterior a cidade está mais limpa e mais bem cuidada, no entanto existe falhas dentro das quadras. O vereador acrescenta que a prefeitura deveria cortar os autos salários e não exonerar o trabalhador que é pai de família e ganha pouco, afirmando ainda que o prefeito procurou viajar a fim de fugir das conseqüências geradas pelas exonerações, porem ficará marcado como prefeito “exonerador”.

 Ver. Iratã Abreu (PSD) pede aparte: O vereador expõe que foram demitidos mais de quarenta médicos, e que o secretário de saúde afirmou que essas demissões não irá atrapalhar o funcionamento dos atendimentos, no entanto, para o vereador, isso seria duvidar da inteligência da população e dos parlamentares, acrescentando ainda que o prefeito prefere cortar médicos a cortar os autos salários dos secretários e assessores.

Ver. Valdemar Junior (PSD): O vereador cumprimenta a todos os presentes e lembra que na ultima semana houve o “troca-troca” partidário, afirmando que respeita a opinião e a decisão dos que optaram por mudar de legenda partidária, mas expôs que esteve na luta pela criação do PSD e ficará no partido. O parlamentar lamentou a perda do partido com a saída da senadora Kátia Abreu, mas acredita que a bandeira do PSD só irá crescer nas próximas eleições. O nobre finalizou sua explanação alertando que os erros e os acertos das trocas partidárias só serão vistas em 2014.

Ver. Joaquim Maia (PV): O vereador cumprimenta a todos, e relembra as exposições dos pares sobre as mudanças partidárias, e expõe que no PV também houve movimentação, pois segundo o vereador, ontem (08/10/13) o partido realizou uma reunião visando a deliberação para as futuras ações do partido, o nobre finaliza a sua fala exteriorizando as diretrizes da legenda à população.



O presidente passa para a votação da ordem do dia.



MATÉRIAS EM SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO


1.1 – PROCESSO Nº. 080/2013 PROJETO DE LEI Nº 42, DE 04.06.2013
AUTORIA: Vereador Cleiton Cardoso
ASSUNTO: Concede Título de Cidadã Palmense à Professora Maria de Lurdes Pereiras Alves.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.


1.2 – PROCESSO Nº. 087/2013 PROJETO DE LEI Nº 45, DE 26.06.2013
AUTORIA: Vereador Pastor João Campos
ASSUNTO: Concede Título de Cidadão Palmense ao Senhor Manoel Filho Albuquerque Costa.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.



1.3 – PROCESSO Nº. 115/2013 PROJETO DE LEI Nº 56, DE 20.08.2013
AUTORIA: Vereador Joaquim Maia
ASSUNTO: Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Desportiva Cultural e Recreativa Imagine – ADCRI.
PARECER: Favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
MATÉRIAS EM TURNO ÚNICO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.4 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Emerson Coimbra
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1993//13 – a aquisição de um aparelho de Raios-X para o Posto de Saúde do Jardim Aureny I.
1994/13 – a revitalização das faixas de pedestre existente nas Avenidas NS-03, entre as Quadras 303 e 305 Norte e NS-05, entre as Quadras 305 e 307 Norte.
1.5 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Etinho Nordeste
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
2003//13 – a construção de 03 salas de aula para a Escola Municipal Degraus do Saber Quadra 1004 Sul.
1.6– REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Gerson da Mil Coisas
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1958/13 – a implantação de redutor de velocidade na Av. NS-03, localizada entre as Quadras 303 e 305 Norte;
1959/13 – a implantação de redutor de velocidade na Av. NS-05, localizada na Quadra 307 Norte.
1.7 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Iratã Abreu
REQUER ao Secretário Municipal de Saúde:
1973/13 – profissional habilitado para operar o Raio-X na Unidade de Pronto Atendimento Sul;
1981/13 – o reparo na aparelhagem de atendimento odontológico da Unidade de Saúde da Família da Quadra 1004 Sul;
1982/13 – a reposição de medicamentos, luvas e tiras reagentes na Unidade de Saúde da Família, da Quadra 1206 Sul.
1.8 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Professor Júnior Geo
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1953/13 – o retorno da academia ao ar livre que existia na Praça da Quadra 1306 Sul, cujas instalações foram retiradas do local;
1954/13 – a criação da Escola Municipal de Artes e a regulamentação do Regimento Interno do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas;
1955/13 – a revitalização dos jardins e religação no sistema de irrigação dos canteiros do complexo do Ginásio Airton Senna, localizado no Aureny II.
1.9 – REQUERIMENTO
AUTORIA: Ver. Rogério Freitas
REQUER á Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos:
1356//13 – serviços de limpeza geral, operação tapa buracos, podas de árvores, reconstrução e pintura dos meios-fios, no Setor Santa Bárbara.
1.10 – REQUERIMENTOS
AUTORIA: Ver. Waldson da Agesp.
REQUER ao Poder Executivo Municipal:
1956/13 – que seja solicitada a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, um estudo para a expansão do adicional insalubridade, segundo os critérios legais a todos os servidores lotados na Coordenação de Controle de Zoonoses – CCZ, bem como a revisão de percentual nas diferentes áreas de trabalho;
1957/13 – a instalação de uma Unidade de Coordenação de Controle de Zoonoses – CCZ, na Região Sul de Palmas.

2.0 – ENCERRADA A ORDEM DO DIA.


O presidente encerra a presente sessão convocando outra para dia e hora rudimentares.